quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Resumo do trabalho: A Logística Reversa na empresa Nogueira & Padilha Ltda – Meio ambiente e Logística



Devido às mudanças em âmbito global que vêm ocorrendo desde a Revolução Industrial, houve considerável modificação nas relações entre as pessoas e as empresas, e estas, com o meio ambiente. No que se refere à produção e o consumo em massa, está cada vez mais visível os problemas que estes acarretam no meio ambiente, principalmente pelos processos produtivos e de descarte. Em virtude disso, devem-se criar mais práticas que estimulem a responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto. O estudo realizado apoiou-se teoricamente sobre conceitos como: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, cadeia de suprimentos, logística, logística integrada e reversa de pós-consumo e pós-venda. Tendo essas definições como referências e, sabendo-se da influência que estas têm sobre a organização que as aplica, chegou-se à empresa Nogueira & Padilha Ltda – Meio ambiente e Logística e desenvolveu-se o seguinte problema de pesquisa: Os processos de Logística Reversa da empresa Nogueira & Padilha Ltda – Meio ambiente e Logística atendem aos três princípios da sustentabilidade?
Foi então realizada entrevista semi-estruturada aplicada a um dos sócios, análise observacional e documental, sendo assim, foi possível perceber os processos, os fornecedores, os clientes entre outros fatores que influenciavam as atividades da empresa. Quanto às atividades, a organização lida arrecadação de resíduos sólidos de empresas localizadas no Distrito Industrial do Rio Grande por meio de frota própria de caminhões. A maioria dos fornecedores é composta por organizações que apresentam diferentes atividades-fins, ou seja, apresentam grande variedade de subprodutos. Quanto aos clientes, são siderúrgicas de todo o Estado, além do varejo local. Devido às características de cada tipo de subprodutos é realizado o carregamento em caminhão específico.
Na sede da empresa, ocorrem dois processos, classificação da submatéria em ferrosos e não- ferrosos e, após, a separação dos mesmos em reaproveitáveis, em condições de uso, e não utilizáveis, sem condições de uso. A partir da separação dos materiais recolhidos, a empresa destina os insumos reaproveitáveis para a venda no varejo local, fazendo os devidos reparos para isso. Dentre os comercializados pela empresa encontram-se borracha, bucha mecânica, canos, cantoneiras, chapas de ferro, pneus, vigas, roletes e outros. Em contra partida, o material ferroso denominado “sucata”, é comercializado para empresas siderúrgicas do Estado, as quais transformam o subproduto em matéria-prima de sua linha de produção, os derretendo e utilizando-os em seus processos produtivos. Como observação, acrescenta-se que o transporte da “sucata” até a empresa compradora se dá por meio do próprio comprador, eximindo-se responsabilidade da empresa recicladora.
Em seguida da análise, os processos da empresa foram classificados em Logística Reversa de pós-consumo, já que o material descartado, após o uso, acaba retornando a um novo ciclo produtivo e de negócios. E dentro dessa, pode-se classificar ainda em Logística de Remanufatura, a qual é caracterizada pelo fato de a empresa também realizar pequenos reparos em materiais, para que os mesmos possam continuar a exercer sua atividade inicial. Diante dos fatos analisados constata-se que a empresa Nogueira & Padilha Ltda utiliza o processos sustentáveis como um meio de produção e não um fim, visto que, a mesma, executa a logística reversa através do recolhimento, classificação e separação do material coletado das outras empresas, havendo o retorno ao ciclo produtivo ou de negócios. Ocorrendo dessa forma, o fluxo reverso e sustentável no meio de seu processo produtivo e, não como seu objetivo final, já que a reciclagem é realizada por outras empresas as quais se destina o material.
Sendo assim, com base no tripé da sustentabilidade (ambiental, social, econômico), pode-se concluir que a empresa estudada contribuiu para a diminuição de impactos ambientais, pelo fato, de possibilitar a redução da aquisição de matérias-primas novas por empresas de siderurgia. Pelo fator social, de prover emprego e ganhos, e pelos resíduos de outras empresas gerarem rendas a Nogueira & Padilha Ltda, dá-se o pilar econômico, o qual faltava para total caracterização da empresa como atendente dos princípios da sustentabilidade.

Autores:  Bruna Patdorf, Daiane Ferreira, Milena Loureiro, Thiago Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário