quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Idealização em Logística: o Porto dos sonhos


             As características que determinam a Competitividade de um Porto marítimo são várias, porém, passíveis de apontamento. Como princípios um porto deve garantir a segurança de quem nele trabalha, das cargas transportadas e permitir ganhos financeiros.
            Para ser competitivo, um porto deve estar situado próximo a grandes rotas marítimas, dos centros de produção ou de consumo, ter capacidade exponencial, calado, bacia interior e extensas áreas, para que possa desenvolver sua atividade-fim.
            Para garantir a segurança das pessoas que nele trabalham deve detectar e eliminar perigos; avaliar os riscos: o risco resulta de um perigo não eliminado que persiste na situação de trabalho, sua origem, natureza, conseqüências e exposição ao trabalhador.
            O trabalho deve ser adaptado as qualificações do corpo de trabalho, visando potenciar o conceito de prevenção integrada, ou seja, que todos os fatores do trabalho devem ser, tanto quanto possível, concebidos e organizados em função das características das pessoas que o executam. As técnicas de trabalho devem atender ao estado de evolução das ciências que dizem respeito aos procedimentos empregados na rotina dos portos, com a evolução tecnológica surgem novos perigos/riscos, mas também são apresentadas novas soluções preventivas integradas nos componentes de trabalho e métodos mais eficazes de avaliar e controlar riscos.
Substituir aquilo que oferece perigo, planificar a prevenção, este princípio visa conferir à prevenção um sentido coerente. Pressupõe que as medidas de prevenção só produzem efeito duradouro e eficaz quando se articulam coerentemente entre si, de acordo com a política de gestão da empresa. Priorizar a proteção coletiva sobre a proteção individual, este princípio permite a transição da prevenção para a proteção. A proteção individual deverá entrar quando/e se a proteção coletiva for tecnicamente impossível ou insuficiente.
Formar e informar, estes conceitos devem estar presentes na aplicação de qualquer um dos outros princípios, por constituírem a abordagem preventiva central.
No entanto, é a nível internacional que neste domínio foram tomadas medidas de âmbito universal pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização Marítima Internacional (IMO). A OIT visa melhorar as condições de trabalho, neste sentido, em 1976 lançou "o programa internacional para a melhoria das condições e do local de trabalho (PIACT), com o objetivo de "tornar o trabalho mais humanizado". O programa permitiu desenvolver ações normativas, organizar reuniões tripartidas, efetuar estudos e recolher e difundir informações. A este propósito, publicou a obra "Segurança e higiene no trabalho portuário". A IMO, tendo por incumbência garantir a segurança da navegação, adaptou também convenções e recomendações que reforçam esta segurança da navegação e, deste modo, melhoram igualmente a segurança nos portos.
            Além disso, os trabalhadores devem contribuir para a sua própria segurança, e não entravarem as medidas tomadas para este efeito. Um porto deve possuir: Iluminação adequada dos locais de trabalho, qualidade dos solos, zonas de circulação, meios de luta contra incêndio, segurança das máquinas, instalações elétricas seguras, acesso aos navios, abertura das cobertas dos porões, ventilação dos porões, aparelhos de elevação (ensaios, exames periódicos, segurança de funcionamento e estabelecimento de certificados, dispositivos de segurança, cargas máximas), organização dos terminais de contentores, movimentação, acondicionamento, sinalização das mercadorias perigosas,
equipamentos de proteção individual, exames médicos periódicos aos trabalhadores, constituição do comitê de higiene e segurança, criação de instalações sanitárias.
            Enfim, caso observadas todas as medidas apontadas um porto marítimo será ideal para a realização de suas atividades meio e fins, para que as pessoas que neles trabalhem possam executar suas tarefas de maneira adequada e com segurança, sendo assim, sem haver risco de perda das cargas que por ele transitam.


Referências:

http://joresimao.blogspot.com/search?updated-max=2011-11-12T18:34:00-08:00&max-results=1 Acessado em 16 de novembro às 9 horas.


http://joresimao.blogspot.com/2011/03/os-portos-do-brasil-em-2010.html  Acessado em 16 de novembro às 11 horas.

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