sábado, 26 de novembro de 2011

Logística Reversa em Reciclagem de Vidros de Automóveis

O Instituto Autoglass, criado pelo Grupo Autoglass, foi declarado como utilidade pública pela Câmara Municipal de Vila Velha, no Espírito Santo. O trabalho realizado pelo Instituto ensina a reciclagem de vidros automotivos e a educação sócio ambiental, atuando principalmente em escolas do município.

O processo reverso se dá quando os vidros são recolhidos em empresas parceiras do grupo, tanto de carros, caminhonetes e caminhões. Eles são encaminhados corretamente para empresas de reciclagem, como a Massfix Comércio de Sucatas de Vidro, em Guarulhos. Diante disso, os vidros são moídos e o material resultante passa por peneiras e aspersão para separar o vidro do PVB (material plástico presente no vidro de para-brisa). Dessa forma se obtêm o retorno desses processos com utilidade ao meio social, isto é, ele pode ser novamente utilizado com outra finalidade pela sociedade, uma vez que o vidro moído é usado na fabricação de garrafas para cerveja e o PVB (material plástico presente no vidro de para-brisa) para fabricação de vernizes.

Com sede no município de Vila Velha (ES) e com filiais em quase todo o país, a Autoglass é a única empresa do setor no Brasil que, desde 2005, aplica a logística reversa em todas as suas unidades. Por meio do Programa Reciglass, atualmente recolhe e envia para a reciclagem cerca de 150 toneladas de vidros automotivos por mês.

Salienta-se ainda que de acordo com Leite, (2003, pag. 16-17) o conceito de Logística Reversa ainda está em evolução, porém, a mesma pode ser entendida como:

(...) a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa entre outros.

http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2011/02/18/logistica-reversa-em-reciclagem-de-vidros-de-automoveis

LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003, 3ª reimpressão 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário