terça-feira, 8 de novembro de 2011

O artigo, em questão, trata-se de uma analise da maneira pela qual a cooperativa de produção de alimentos Coamo utiliza a logística para superar a temporada ruim. Ele foi publicado pela revista Amanhã, gestão, economia e negócios, em julho/agosto de 2010.

A cooperativa de alimentos Coamo soube aproveitar o boom nos preços das commodities agrícolas em 2007/2008, que ocorreu em função do temor global que havia em torno de uma possível crise na oferta de alimentos. Porém, em 2009 tudo mudou devido à crise financeira internacional. Houve dificuldades na comercialização dos produtos, embora os volumes de vendas tenham sido elevados os preços diminuíram. Em suma a crise ocasionou uma queda de 20% e 25% nas cotações. Entre os produtos depreciados estavam justamente aqueles que sustentam o caixa da Coamo (milho, soja e trigo). E para agravar os problemas a região que concentra grande parte da produção da cooperativa sofreu com o clima.

Na temporada recente e a de 2009/2010, o clima se normalizou e a produção voltou a crescer, para falar a verdade foi à maior safra de todos os tempos da cooperativa. Mas com os preços ainda baixos a Coamo tem dificuldades em recuperar o antigo ritmo de crescimento, pois existem excedentes mundiais de milho, soja e trigo. A situação estava especialmente ruim para milho e trigo.

Para se driblar esse quadro a Coamo resolveu investir em logística, tanto de transportes quanto de armazenagem. Para se ter uma idéia, em maio, a cooperativa aprovou um orçamento de 200 milhões para essa área até 2012. Sendo a maior parte investida em 2010. Cerca de 30 milhões já foram destinados a aquisição de 70 veículos, 20 carretas e 50 caminhões bitrem. Os outros 170 milhões serão destinados para a armazenagem, com a ampliação e modernização de 43 dos 114 entrepostos que a Coamo possui. Além disso, ela vai abrir sete novos entrepostos para se aproximar ainda mais de seus mais de 22 mil produtores.

Para a Coamo foi uma excelente idéia investir na logística para diminuir custos. No investimento do modal rodoviária isso se viu, já que, ele é adequado para deslocar cargas em pequenas e médias distâncias, possui freqüência e disponibilidade altas, velocidade e conveniência, bem como, é o mais utilizado no país atingindo quase todos os pontos do nosso território. Essa escolha se torna vital devido ao número de produtores que a Coamo lida e seus vários entrepostos, pois a redução do tempo entre pedido e entrega do produto com uma roteirização mais eficaz, assim como o respeito aos prazos de entrega reduzem custos logísticos. A Coamo, também obterá com isso uma melhora do fluxo da cadeia produtiva, isto é, poderá repassar seus produtos mais rapidamente para todos seus clientes reduzindo o ciclo de reposição total da cadeia logística e sendo mais responsiva ao mercado. A Coamo, obterá um ganho de eficiente da gestão de frotas, essencial para o crescimento da cooperativa, e diminuiu custos de transporte, bem como, afinou os relacionamentos comerciais da cooperativa. A criação de novos postos de armazenagem, por sua vez, reduzirá o represamento dos seus produtos diminuindo o tempo de produto parado, do ponto de origem até o de consumo, com o propósito de conformidade com os requisitos exigidos pelos clientes.

Sendo assim, fica claro perceber que a Coamo vê a logística como algo de grande importância estratégica para seu sucesso empresarial. Percebe-se um interesse de buscar a integração dos seus processos industriais e comerciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para seus clientes. Não é estranho, tendo em vista todo o mencionado, que a maior e mais rentável cooperativa de produção almeje crescer nos próximos anos, pois superando as dificuldades como essa gigante faz isso é mais que natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário