segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Logística reversa da garrafa PET

O polietileno tereftalato, o PET, foi sintetizado em 1941 pela ICI (Imperial ChemicalIndrustries), sendo muito utilizado na fabricação de fibras sintéticas para a indústria têxtil. NoBrasil, somente em 1989 iniciou-se a produção da garrafa PET (LEITE, 2003:196). A garrafa PET tem sido utilizada, desde então, em larga escala como embalagem para bebidas, com suas caracteristicas únicas: leveza, resistência, segurança, brilho e transparência, demonstra ser uma ótima opção para as industrias de bebidas.
Com o aumento populacional e do consumo faz com isso as industrias produzem mais, utilizando cada vez mais recursos limitados nos seus processos produtivos, e o destino dos produtos prontos depois de serem consumidos pode ser a resposta para reduzir custos e colaborar para um planeta mais sustentável. Hoje em dia temos a tecnologia necessária para fazer a reciclagem da garrafa PET e transformar em matéria prima para entrar no ciclo produtivo de novo, tanto na forma de garrafa como de camisas, sapato de couro sintético e muitos outros produtos. Reciclagem vem do inglês recycle (re= repetir e cycle= ciclo).
O processo de logística reversa de pós consumo da garrafa PET possuí varios atores, depois que o consumidor compra e consome o produto, a garrafa terá dois destinos, um vai ser o descarte no meio ambiente, em lixos e em ruas e através da coleta de lixo urbano pode chegar a lixões, aterros sanitários... O outro destino é a entrega diretamente a instituições especializadas com interesse na reciclagem do produto, ou fornecer apoio ao processo, como: Empresas de triagem, cooperativas de catadores, sucateiros. As garrafas que percorreram o primeiro caminho, sendo descartadas em vias públicas, podem vir a ser coletadas pelos catadores nas ruas, em lixos e lixões, que as venderão para os sucateiros e para as empresas de triagem, que por sua vez as venderão para a industria de reciclagem que transformará as garrafas em "flake", material que serve como matéria-prima para recomeçar um novo ciclo de produção de garrafas PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário