terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Cadeia de Suprimentos Verde: Impactos Positivos e Retorno Financeiro Garantido

Este artigo, de autoria de Danielle Aparecida Gomes, e disponível no site wwww.logisticatotal.com.br, traz uma reflexão acerca do tema da "cadeia de suprimentos verde", assim como os seus pontos positivos e possiveis retornos que tais praticas podem trazer para as organizações.
O conceito de "cadeia de suprimentos verde" surgiu nos anos oitenta, junto com uma onda de preocupações e conscientização por parte da humanidade com os impactos negativos causados pelas empresas ao meio ambiente. Desde então, as empresas começaram a visualizar uma vertente comercial dentro dos conceitos de sustentabilidade, ou seja, era possível agregar valor ao produto vendendo este mesmo produto, ou mesmo a empresa, como “sustentável”. Impulsionadas pelo apelo comercial e também pelos eventos e campanhas em prol do meio ambiente, as organizações passaram a tomar ações concretas em direção à sustentabilidade e ao ecologicamente correto.
Sendo assim, muitas praticas e ações principalmente direcionadas às áreas de reciclagem, gestão de sistemas de iluminação e consumo de água inteligente, deram inicio a um movimento predominantemente preocupado com o meio ambiente. Hoje em dia,já se conhecem inúmeras formas de atuar dentro da cadeia de suprimentos de maneira sustentável.
O conceito de "cadeia de suprimentos verde" sugere que, todos os elos da cadeia de suprimento de uma organização, reduzam os impactos ambientais gerados ao longo da cadeia, que vão somando-se até o consumidor final, ou até a questão do descarte do produto, após o uso.
É necessário, portanto, ampliar a visão dos executivos da sua própria companhia para a cadeia total e ajudá-los a entender que é preciso identificar os impactos ambientais e as oportunidades de redução de custos em cada um dos elos para posteriormente propor em conjunto e através das políticas de parcerias já existentes, melhorias de sustentabilidade que trarão benefícios para a imagem comercial das empresas, para qualidade de vida de colaboradores e da comunidade, além de redução de custos e geração de oportunidade de novos negócios para toda a cadeia.
No entanto, no inicio, muitas questões eram levantadas sobre o retorno de possiveis praticas que reduzissem os impactos ambientais causados pelas empresas, tendo em vista que as praticas verdes geravam custos e os retornos eram de dificil mensuração. Sendo assim, é impossível negar a necessidade de investimentos para tornar sustentável cada elo da cadeia, o que deve ser compensado com a redução de custos como o de energia, água, combustível, não pagamento de multas e indenizações entre outros. Inúmeras são as ações que culminarão na redução desses custos.
Portanto, o profissional de logística e de gestão ambiental são de extrema importância na elaboração e implantação de sistemas e processos que culminem na redução desses custos identificando rotas alternativas para transporte rodoviário, apontando alternativas ferroviárias e hidroviárias, atuando em processos de logística reversa, desenvolvendo sistemas de re-uso da água, definindo lay outs que aproveitem a luz natural, implementando programas de reciclagem de materiais, etc.
Vivenciamos hoje a era dos “consumidores verdes”. O consumo sustentável tem sido cada vez mais uma preocupação importante e um quesito em destaque no momento em que o consumidor decide-se por esse ou aquele produto. Por esse motivo muitas empresas têm se preocupado cada vez mais com uma imagem de responsabilidade ambiental frente ao consumidor a fim de agregar valor ao seu produto dentro de um mercado cada vez mais homogêneo em termos de custo e qualidade.
Contudo, identifica-se que a implantação da Cadeia de Suprimentos Verde gera impactos positivos em todos os parceiros através de ganhos na reputação das empresas além de agregar valor aos produtos e criar novas oportunidades de negócios. Concluí-se também que é necessário quase sempre um investimento operacional inicial para a implantação dos processos sustentáveis, mas que a redução de custos é real e permanente, compensando, portanto, os custos iniciais.
É possível prever que na próxima década teremos Cadeias de Suprimentos Verde sólidas e muito bem estruturada e que surgirão mercados secundários e novas tecnologias geradas pela exploração das oportunidades presentes nesse segmento atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário