quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Análise da área logística no processo de transição de Distribuidora para Broker da Nestlé

Verdes Mares Distribuidora é a empresa fornecedora dos produtos alimentícios da Nestlé, localizada no estado de Alagoas, que passou por mudanças no seu canal de distribuição, deixando de ser um distribuidor para se tornar um Broker que é uma empresa contratada pela indústria para distribuir suas mercadorias ao varejo de forma diferenciada. Ele consegue disponibilizar um preço mais acessível, por não precisar manter um estoque próprio e serem isentos de impostos, pelo fato de não emitirem notas fiscais em seu nome. Além disso, esse canal disponibiliza uma maior facilidade de crédito, por ser um importante referencial.

Os principais produtos de distribuição da empresa são divididos em duas linhas de abastecimento, a linha de refrigeração composta por produtos da Sadia, Batavo e outros; e a linha seca de Biscoitos, Cereais e Achocolatados e outros, que correspondem somente a produtos da Nestlé.

A Nestlé sempre foi um dos principais fornecedores da empresa e também o único que realiza avaliações com maior rigidez, trabalhando com um sistema de controle e qualidade, sendo avaliada semestralmente de acordo com os critérios do manual avaliativo da Nestlé, conhecido como STARD - Solução Total de Atuação em Resultados de Distribuição.

A Verdes Mares Distribuidora LTDA, por trabalhar com outros fornecedores, não atendia todos os tópicos avaliativos da Nestlé, por não separar o controle de distribuição, dificultando assim um alcance das exigências contidas no STARD. Com isso, visando uma melhoria, a empresa buscou ter um maior controle no sistema de distribuição dos produtos.

No ano de 2007 a Distribuidora recebeu uma proposta da Nestlé, para passar de DAN para Broker, tornando-se um agente condicionado de movimentação e vendas da Nestlé, ou seja, exclusividade na distribuição de produtos. O proprietário da empresa decidiu em abrir uma nova distribuidora, para atender às restrições dessa proposta e modificações para alcançar esse crescimento, a RT Logística. Inicialmente a RT Logística atuou como DAN, e à medida que foi aprimorando seus procedimentos, de acordo com as normas de avaliação da Nestlé, alcançou o título de Broker em setembro de 2009. Este título foi almejado pela empresa, por ter conseguido a 13º colocação de todo o Brasil, atendendo a 92% das obrigações contidas nos capítulos do STARD.

A empresa busca o aprimoramento das atividades logísticas sempre de acordo com as normas da Nestlé e investiu na transição de Dan (Distribuidores Autorizados da Nestlé) para Broker por meio das principais atividades primárias e secundárias:

TRANSPORTE: como Broker a atividade de transporte proporcionou uma redução no custo de entrega pela aquisição de veículos menores compatíveis com a quantidade de mercadorias a serem distribuídas, obtendo uma melhor utilização do espaço.

GESTÃO DE ESTOQUE: o controle de mercadorias vencidas e avariadas teve uma melhor gestão, diminuindo dessa forma essas ocorrências e melhorando a capacidade da empresa em criar parâmetros de qualidade.

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS: a utilização do Palm Top agilizou o pedido dos produtos, reduzindo os prazos de entrega e aumentando a satisfação dos clientes, assim como as notas fiscais, que passaram a ser emitidas pela Nestlé, reduzindo impostos para a empresa e conseqüentemente diminuindo o valor final do produto.

ARMAZENAGEM: teve grande destaque nessa transição mostrando os principais benefícios que a empresa obteve. A mudança de armazém foi o primeiro passo dado pela empresa para que o novo título fosse alcançado. No novo galpão os produtos ficaram com uma melhor organização, sendo estocados de forma adequada, com todos os requisitos exigidos pela Nestlé.

A logística busca por meio das suas atividades uma integração das áreas da organização, adaptando sua forma de gestão utilizando ferramentas que mantenham a empresa a frente do mercado competitivo e atendam cada vez mais as necessidades dos consumidores, que estão mais exigentes. Nesta área estão surgindo novas formas de estratégia para o gerenciamento de uma organização, proporcionando melhorias que possam resultar no crescimento da empresa. E percebe-se que o Broker é uma nova tendência em distribuição que possibilita a indústria chegar aos pontos de vendas de maneira diferenciada, tornando-a mais competitiva.

http://www.aedb.br/seget/artigos10/520_Distribuidora_Broker.pdf

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