segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Modal Virtual

O Modal Virtual é um novo meio de transporte de produtos/serviços que vem sendo aplicado de diversas formas e em diferentes níveis de negócios. O objetivo do modal virtual é a entrega de produtos mais rápida, com menos estoques e a um menor custo.

O conceito de Modal Virtual o descreve como "todo sistema de entrega de um produto não físico, entregue ao cliente ou consumidor via internet ou por transmissão eletrônica de dados".

Nosso conhecimento sobre modais, nos leva a compreender a entrega de cargas indicando especificamente um produto físico, não existindo, portanto, a possibilidade de entrega virtual. No entanto, o Modal Virtual está próximo e presente das nossas vidas.

Os modelos de produtos atendidos pelo Modal Virtual são: a música em formato MP3, livros eletrônicos ou e-books, filmes em Pay Per View (PPV), serviços em EAD (Educação à Distância) e softwares construídos sob encomenda.

A exemplo da funcionalidade do Modal Virtual, temos o Wal-Mart, que acaba de lançar o primeiro Download Center do Brasil, em parceria com a Coolnex Entretenimentos, em sua unidade de Alphaville. São totens que permitem ao usuário baixar músicas digitais legalizadas, através de equipamentos interativos, semelhantes às máquinas dos aeroportos para checkin. O cliente pode criar o seu próprio CD ou transferir músicas para seu tocador digital. O acervo oferece mais de 400 mil músicas e é atualizado semanalmente. As faixas custam a partir de R$ 0,99.

A expansão e consolidação do modal virtual como meio de negócios é um fato inevitável e irreversível. As vantagens apresentadas vão desde a redução de custos com estoques, atendendo o preâmbulo competitivo do conceito de just in time, custos de embalagens e transportes até mesmo à disponibilidade e redução das fronteiras para o consumidor, devido ao seu poder de alcance e capacidade.

A modalidade virtual pode ser estendida a diversos serviços como compra de ações, leilões, tratamento e formatação de documentos, serviços governamentais, serviços de consultoria e serviços de certificação digital, entre outros.

http://logisticatotal.com.br/artigo/relacionados/logistica/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário