Atualmente no Brasil, para os transportes de grãos
chegarem a diversos pontos do país e aos portos de exportação se enfrentam
uma série de obstáculos, sendo o principal o sistema de transporte (58% do transporte de grãos). O maior
volume de carga escoada no país é formado por commodities como: minérios, grão,
cimento dentre outras. Produtos estes de baixo valor agregado e por isso é
extremamente necessário que o sistema seja eficiente e sem desperdícios.
A maior vantagem do transporte
rodoviário em relação aos outros é que ele pode carregar suas cargas de ponto a
ponto, sem a necessidade de transbordo, fato este que acarretaria possíveis
perdas dos produtos, muito embora haja perda por uso de caminhões indevidos e não
projetados para carregamento de grão. No Brasil, um dos problema é que maior parte deste escoamento é feito por meio de rodovias
que é o meio de transporte mais caro. Fato que poderia ser evitado se utilizado fosse outros
meios de transporte, como a malha ferroviária e também aproveitando a vasta
extensão litorânea fazendo uso da cobotagem, porém o país enfrenta a decadência há décadas desses modais devido a questões de interesses particulares e lobby nas relações dentro do governo e fora. Vale ressaltar que sabe-se a importância dos modais alternativos.
Outro grande fator preponderante para a crescente perda de grãos no transporte se deve à má conservação das rodovias e estradas. Segundo o IBGE, a perda do Brasil chega a R$ 2,7
bilhões a cada safra com o derrame de grãos durante o transporte rodoviário, e
a armazenagem representa uma perda de 10% da produção, exatamente 14 milhões de toneladas de
grãos. Este valor aumenta mais ainda quando mencionamos a
falta de silos e locais de armazenagem para toda
produção agrícola.
Tendo todo esse quadro que o país enfrenta, de termos uma péssima conservação das estradas e a inadequação do
transporte, faz-se necessário que seja revista a atual falta de infraestrutura. Além disso, é necessário que tenhamos investimentos em modais alternativos como é o caso do transporte ferroviário, muito utilizado pelo setor primário americano. Só assim, com esssa mentalidade e sendo racional que poderemos melhor explorar o potencial que temos no setor agrícola e, que hoje, é jogado fora.
concordo plenamente!
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