quarta-feira, 2 de maio de 2012

A era do transporte hidroviário

    É notório que o transporte hidroviário é um dos modais mais relevantes para a logística brasileira. Esse transporte marítimo exige investimentos vultosos em infra-estrutura portuária, nos sistemas de informação e controle, nas embarcações, entre outros requisitos. Todavia, o modal aquaviário é responsável pela movimentação de mais de 350 milhões de toneladas por ano. O Brasil é dotado de muitos recursos naturais que contribuem para a efetiva utilização desse tipo de tranporte, isto é, possui um litoral de 9.198 km e, apesar disso, não explora nem investe o suficiente nesse tipo de setor.
     No país existem 16 portos de boa qualidade e capacidade, destacando os portos Santos (SP), Itajaí (SC), Porto Alegre e Rio Grande (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES). O desenvolvimento do setor é complexo, porém não impossível. A complexidade é consequência decorrente do alto investimento, mencionado anteriormente, da baixa velocidade em relação aos demais modais e da necessidade de utilização de transportes de apoio. Por esse motivo, é fundamental que recursos sejam direcionados para a utilização multimodal, criando uma cadeia logística integrada. O investimento nesse ramo traz benefícios de extrema importância como: geração de vários empregos, aumento das empresas de transporte, novos fornecedores,...
     Muitas empresas estrangeiras, da indústria naval, de grande porte estão escolhendo o Brasil para abrir suas filiais. São as empresas chamadas no ramo de "armadores". Alguns exemplos mais conhecidos são a Maersk Line, CMA CGM, CSAV, Hamburg Sud e MSC. Tais empresas possuem seus veículos de transporte hidroviário, bem como os seus containers (onde os produtos exportados ou importados ficam armazenados). Possuem filiais nos principais portos brasileiros onde operam com a exportação e a importação de produtos e com serviços aduaneiros. Apesar de serem concorrentes diretas trabalham em parcerias, muitas vezes, "alugando" espaços para acomodação de containers em navios de determinado concorrente. Como  todo o transporte hidroviário, necessitam contratar modais rodoviários para transportar cargas para cidades que não possuem portos ou onde o navio não vai atracar. 


     Segundo a política nacional do transporte hidroviário, no que tange aos aspectos ambientais, o modal aquaviário proporciona a redução da emissão de gases poluentes agravantes do efeito estufa. Além disso, ainda de acordo com essa política, em termos econômicos o transporte hidroviário diminui as tarifas e fretes na circulação de pessoas e cargas, potencializando diversas atividades produtivas. Por esses motivos o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê investimentos de 58 bilhões de reais em transportes e desse total, aproximadamente 11 bilhões serão voltados para o setor hidroviário.




     Diante disso, seria incoerente afirmar que não é uma medida inteligente investir nesse meio. Tal transporte só tende a somar na economia brasileira, além dos aspectos de responsabilidade social que os envolve. Portanto, mais que nunca nos encontramos na era do transporte hidroviário. 




Fontes:
http://www.ecivilnet.com/artigos/transporte_maritimo_importancia.htm
http://www.feg.unesp.br/dpd/cegp/2011/LOG/Material%20Complementar/Textos%20gerais/politica%20nacional%20de%20transporte%20hidro.pdf
http://www.totalqualidade.com.br/2010/09/o-modal-hidroviario-gestao-logistica-no.html
http://metodologiacientifica-rosilda.blogspot.com.br/2009/02/modal-aquaviario-no-brasil-algumas.html
www.maerskline.com › ... › ImportaçãoServiços de Despacho Aduaneiro
    

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