TRANSPORTE
MARITIMO-
Redução de custos
com demurrage e despatch
Sendo o Brasil o
maior exportador mundial de minério de ferro, açúcar, soja, café, álcool
etanol, suco de laranja, carne, entre outros, a forma de exportar tais produtos
é por via marítima. Entre o total de importações e exportações, 90% são
realizadas através do transporte marítimo. Porém, não dispõe de uma frota
mercante condizente com suas reais necessidades. Tampouco aderiu às principais
convenções internacionais sobre responsabilidade contratual no transporte de
carga sobre águas como os outros países que também utilizam com a mesma ou
maior freqüência o transporte marítimo.
Deste
modo, entra em cena o papel do Instituto Demurrage pouco conhecido e estudado
no Brasil. É um instituto comum ao direito marítimo que consiste na forma de
apurar o prejuízo no caso de demora no cumprimento da prancha contratual, para
a qual o fretador requererá indenização. “Demurrage”
é uma palavra da língua inglesa, cuja tradução para o português significa “sobre estadia”. Esta sobre estadia
representa uma prestação pecuniária pelo descumprimento da cláusula dos
contratos de transporte marítimo, o “Bill of Lading”. Ou seja, é a multa paga
pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos, mais do que o
prazo acordado. Essa multa é cobrada pelo armador, e pode ser devido ao atraso
na devolução de containers em embarques em navios regulares, bem como ao atraso
nas operações nos navios fretados.
No caso da locação de um container,
por exemplo, esta multa é aplicada pelo armador ao seu cliente pelo atraso na
sua devolução. O armador normalmente estabelece um prazo para devolução do
container, que é em média uma semana após o seu desembarque, mas pode variar de
acordo com o que foi negociado entre as partes. Quando ocorre atraso nesta
devolução, é cobrada essa multa porque o armador, na falta do equipamento para
ser cedido a outro cliente que pretenda utilizá-lo para um transporte, terá a
necessidade de realizar um leasing de container atender a este seu cliente.
Portanto, ele deve ser reembolsado por esta despesa extra provocada.
O inverso da demurrage é o “despatch”, cuja tradução
para o português é “despachar”. É um prêmio pago pelo armador, ao embarcador,
pela eficiência na operação do navio. Nesse sentido, se o afretador consegue
operar em menos tempo do que o laytime
rate estabelece, isto é, a taxa da quantidade a ser embarcada/descarregada
ao dia, receberá um prêmio, cujo valor normalmente é de metade da taxa de
demurrage/dia. Assim, se a taxa de demurrage for de, por exemplo, R$
10000,00/dia, a de despatch será de R$ 5.000,00/dia.
A ênfase no item demurrage-despatch
é interesse por ser relevante à economia brasileira, eis que a maior parte das
exportações brasileiras é na base FOB, no qual o comprador providencia o
transporte, sendo que nos portos de embarque, tal comprador (estrangeiro), que
é também o afretador do navio, está sujeito às contas de demurrage/despatch,
que são automaticamente repassadas ao vendedor/exportador (brasileiro) cabendo
a este analisá-las à luz dos documentos.
Por outro lado, a maior parte das importações brasileiras é na base CFR, onde o vendedor (estrangeiro) providencia o transporte sendo, portanto, também o afretador do navio, assim sendo, estando este igualmente sujeito às contas de demurrage/despatch apresentadas pelo armador, mas que, tal qual como ocorre na exportação, são imediatamente repassadas ao importador brasileiro.
Por outro lado, a maior parte das importações brasileiras é na base CFR, onde o vendedor (estrangeiro) providencia o transporte sendo, portanto, também o afretador do navio, assim sendo, estando este igualmente sujeito às contas de demurrage/despatch apresentadas pelo armador, mas que, tal qual como ocorre na exportação, são imediatamente repassadas ao importador brasileiro.
Considerando-se que a estrutura portuária nacional há anos deixa a
desejar, com portos carentes de dragagem e de berços adicionais, os
congestionamentos, sobretudo na alta da safra da soja, são inevitáveis.
Conseqüência: deixamos de ter uma receita extra de despatch e arcamos com
enormes contas de demurrage. Solução: investimento na estrutura portuária. Uma
solução para a minimização desse custo é a apuração da análise das contas de
demurrage ou despatch por pessoas capacitadas para tal, pois o que ocorre
freqüentemente é que importadores e exportadores brasileiros pagam contas cujos
valores corretos nem sempre são aqueles efetivamente pagos por eles ou deixam
de auferir despatch no valor que lhes seria corretamente devido.
Desta forma, mesmo que os
importadores e os exportadores brasileiros não tenham grandes preocupações com
o aspecto transporte marítimo de suas transações, devem ficar atentos às
cláusulas incorporativas de demurrage/despatch nos contratos de compra e venda.
Uma vez que no comércio de commodities a granel, os contratos de compra e venda
contém cláusulas de laytime/demurrage/despatch.
Uma demurrage pode facilmente neutralizar todo o lucro de uma transação comercial e ainda causar efetivo prejuízo ao importador e exportador. Então se julga relevante esse aspecto do comércio exterior, para que os afretadores tenham o necessário cuidado de evitar na medida do possível portos problemáticos, bem como providenciar o emprego ou contratação dos serviços de profissionais capacitados para o cálculo ou revisão de tais contas.
Uma demurrage pode facilmente neutralizar todo o lucro de uma transação comercial e ainda causar efetivo prejuízo ao importador e exportador. Então se julga relevante esse aspecto do comércio exterior, para que os afretadores tenham o necessário cuidado de evitar na medida do possível portos problemáticos, bem como providenciar o emprego ou contratação dos serviços de profissionais capacitados para o cálculo ou revisão de tais contas.
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