segunda-feira, 7 de maio de 2012

LOGÍSTICA E TRANSPORTES

Através deste artigo podemos obter um maior conhecimento acerca de temas recorrentes nas aulas de logística de distribuição. O foco no caso, é o transporte e seus custos – que representam, em média, cerca de 60 % das despesas logísticas.

O artigo trata de temas de grande importância como a intermodalidade (integração de vários modais de transporte) e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, já que ambos apresentam relevante importância para redução dos custos de transporte. Além disso o trabalho busca classificar os modais de transporte de carga, estabelecendo uma comparação entre eles.

A multimodalidade pode ser definida como a integração entre modais, com o uso de vários equipamentos, como conteiners. Já a intermodalidade caracteriza-se pela integração da cadeia de transporte, com o uso de um mesmo conteiner, um único prestador de serviçoe documento único. No Brasil utiliza-se a multimodalidade, e uma das principais barreiras ao conceito da intermodalidade no Brasil diz respeito a sua regulamentação da prática do Operador de Transporte Multimodal (OTM).Com a implantação de um documento único de transporte, alguns estados argumentam que seriam prejudicados na arrecadação do ICMS.

Além de explicar os diversos modais o artigo também trata das enormes deficiências encontradas na infra-estrutura de transportes e comunicação no país.

http://tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário