segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto - Lojas Renner

Teve seu primeiro ponto de venda inaugurado em 1922, a partir de 1940 tornou-se uma loja de departamentos, varejo de vestuário, artigos de beleza e serviços. Uma empresa de capital aberto, atualmente conta com 81 lojas no Brasil. Responsabilidade social e ambiental orientam as suas ações. A dificuldade encontrada pela Renner era em relação a movimentação e armazenagem de produtos em seu Centro de Distribuição.

O projeto desenvolvido pela Linx foi dividido em 5 fases. Foi instalado o transportador aéreo que possibilitou a união de áreas distantes e movimentação de qualquer tipo de produto através de trolleys desenhados de acordo com as necessidades de cada empresa. Em 2002 ficou pronta a primeira fase do projeto no Centro de Distribuição da Renner em São Bernardo do Campo – SP. Nessa fase, implementou-se um pulmão de recebimento e um pulmão de separação de pedidos para lojas, além da interligação entre estas duas áreas.
Em 2003 a Renner definiu que todos os produtos do Centro de Distribuição circulariam por meio do transportador aéreo, tornando o Formove o principal meio de movimentação. Novas linhas foram instaladas e novos trolleys foram desenvolvidos para os produtos não encabidados como caixas, sapatos, perfumaria, entre outros. Em 2004, além da ampliação necessária devido ao aumento do número de lojas, que ocasionou um aumento do fluxo do Centro de Distribuição, foi criada uma área específica para produtos com giro diferenciado e estratégico. No ano de 2005, foi criado um grande pulmão estático com o objetivo de centralizar o estoque das lojas e implementar a reposição das vendas de alguns produtos, verticalizando o Centro de Distribuição. A automação completa do Centro de Distribuição, permitindo que as mercadorias fossem encaminhadas automaticamente às áreas de armazenagem e expedição, foi feita em 2006.

Com este projeto foi duplicada a velocidade de processamento e redução em um terço das avarias. A parceria entre a Renner e a Linx deu tão certo que em 2003 foi reconhecida pela ABML por meio do IV Prêmio de Logística, no projeto de Movimentação e Armazenagem.
E ainda vai além do fornecimento de serviços e equipamentos: em abril de 2005 a Linx contribuiu com a doação dos insumos para a produção de 374 quilos de ovos de páscoa, nas instalações do Centro de Distribuição das Lojas Renner, em Porto Alegre – RS, com a participação de seus funcionários no projeto Oficina de Páscoa V. Neste ano foram atendidas 415 crianças, dando continuidade ao projeto criado pela Renner há cinco anos e que já beneficiou cerca de 3.942 crianças, de instituições como o Instituto do Câncer Infantil, a AACD, o Samaritano, a Creche Meu Bebê e a Creche Nova Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário