quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A maior Tramontina: um século de versatilidade

O artigo, em questão, trata-se de uma analise da maneira pela qual é gerida a Tramontina. Ele foi publicado pela revista Amanhã, gestão, economia e negócios, em julho/agosto de 2010. Destacando um século de versatilidade da mesma, isso se comprova com seus mais de 17 mil produtos diferentes de sua linha de fabricação. O que coloca a Tramontina na liderança de seu setor.

É inegável que a Tramontina está presente nas cozinhas de todo país, desde as mesas mais humildes até as mais fartas, sendo indispensável em galpões rurais do país. Em 2011 ela completou um século de existência com muita inovação e tradição, nada comum para uma marca. Não por menos ela se orgulha de sua diversidade, já que, fabrica de canivete pioneiro a cortadores de grama, passando por talheres e panelas inox.

Mas, sustentar tamanha diversidade não é fácil. Para isso a Tramontina busca manter um rigoroso controle de qualidade, uma entrega pontual (até 72 horas após a encomenda) e o programa de distribuição diferenciada, assim alcançando toda sua cadeia produtiva. Manter os pontos de venda sempre abastecidos é o segredo da Tramontina, bem como, uma logística eficaz para impedir uma quebra no ritmo de comercialização de cerca de 24 milhões de unidades mensais, no Brasil e em outros 120 países. Nesse sentido, a logística de distribuição toma caráter vital, pois é levado a sério pela empresa a distribuição física do produto acabado até os pontos de venda/cliente com precisão, pontualidade e completos. Assim como, a reposição dos produtos voltados a necessidade real, buscando-se sincronismo entre demanda, fabricação e distribuição. Portanto, fica claro que a companhia obtém uma larga vantagem com seu planejamento da distribuição, processamento de pedidos, transporte e serviço ao cliente de maneira extremamente eficaz. Tudo isso proporciona uma redução do ciclo de reposição da cadeia logística e agrega valor ao cliente, pois há respeito aos prazos de entrega, diminui-se a falta de produtos é reduzido o tempo entre pedido e entrega do produto.

Embora a Tramontina busque tamanha eficácia em seus processos logísticos, com o decorrer do tempo ela voltou sua atenção ao fato de os consumidores darem cada vez mais importância as questões ambientais. E, para se tornar uma empresa mais consciente ela investiu no novo conceito “O mundo é a sua casa”, em torno do qual desenvolveu sua primeira linha de panelas Eco Friendly, onde o acabamento externo e interno é feito com anteaderente livre de PFOA (composto poluente). O alumínio e o aço inox do corpo, alças e cabos, assim como o vidro das tampas são recicláveis. Essa preocupação recente foi causada pelo crescimento das quantidades e variedades de produtos que vão para o mercado, ocasionando excessos de bens de pós-venda e de pós-consumo a retornar, bem como, para a conscientização brasileira. A Tramontina está indo em direção a uma gestão logística bem mais ampla ao dar esse passo, pois ao fazer isso está englobando não só os fluxos diretos, mas também os de retorno de peças a serem reparadas, de embalagens e seus acessórios, de produtos vendidos devolvidos e de produtos usados/consumidos a serem reciclados.

Sendo assim, fica evidente que está ocorrendo na logística um aumento da eficácia e responsabilidade ambiental por parte das multinacionais e, na Tramontina isso também é uma realidade. Não basta apenas entregar o produto acabado ao cliente e negligenciar seu impacto no meio ambiente. Hoje, o desafio dos profissionais da logística de distribuição é encontrar um meio de alcançar valor para a empresa e o cliente respeitando o meio ambiente em que vivemos.

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