quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O trunfo da Bianchini.

O artigo analisado, aborda a maneira pela qual a Bianchini tornou-se uma das maiores e mais rentáveis empresas no setor de comércio exterior utilizando a logística. Ele foi publicado pela revista Amanhã, gestão, economia e negócios, em julho/agosto de 2010, por João Paulo Ceglinski.

A razão, segundo a família, para a empresa obter tamanho sucesso e chamar a atenção de clientes são seus processos logísticos invejáveis, já que, antes de seguir para essa linha de negócios a empresa era uma fábrica de sabão. A logística é essencial para um negócio como o da Bianchini apoiado na exportação de commodities (óleo de soja, farelo e grão in natura).

As margens do negócio não são altas, portanto, é essencial para essa empresa trabalhar com grandes volumes e alcançar o máximo de eficiência nas operações logísticas, que tem função estratégica para agregar valor. E, para isso, se procurou em uma área próxima a Porto Alegre um lugar que tivesse os três meios de transporte: rodovia, ferrovia e hidrovia. O local escolhido, após analise de custo, expedição, manuseio e armazenagem, foi Canoas onde construiu-se a primeira indústria de óleo de soja da empresa (1975), a segunda está localizada em Rio Grande interligado a um terminal marítimo de exportação, mantido pela Bianchini no porto da cidade. Essas medidas estratégicas propiciam uma redução de custos logísticos em transporte e principalmente em armazenagem, pois a empresa possui uma estrutura portuária com capacidade de um milhão de toneladas, diminuindo, assim, gargalos. Já no quesito transportes, as decisões sobre: modais, frota, nível de serviço, seleção e contratação de transportes/operadores logísticos e programação de transportes, sazonalidade, entre outros tornam-se menos onerosas.

Outro trunfo, da Bianchini, é sua rede de postos de recebimento de grãos espalhadas pelo interior do estado, tendo sua localização planejada em detalhes na rota da soja. Isso, proporciona ganho com economia de distância gerando uma diminuição de custos na área de transportes, armazenagem, administração e estoques. Mas, o que isso gera de fato um nível de responsividade bem mais acurado para o cliente na cadeia de suprimentos. E a Bianchini está indo além, com a construção de uma das maiores usinas de biodiesel do país, com capacidade de produção de 900 toneladas. Com esse novo investimento, devido a valorização do óleo de soja, a empresa entra no ramo da produção de energia para o país, levando uma excelente qualidade na entrega de seus já cobiçados serviços e produtos.

Sendo assim, a Bianchini é uma excelente representante de qualidade, responsividade e baixos custos, nos processos logísticos desse mercado competitivo. Mostrando, que para sobreviver nesse mercado cada vez mais exigente é necessário ter como base estratégica, a logística.

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