sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Descarte resíduos hospitalares

Cresce a cada dia a busca de soluções para minimizar os transtornos causados pela produção de resíduos de serviços de saúde. Constantemente o assunto é tema de conferências e pesquisas em vários países. No entanto, ainda há muito o que fazer para que o lixo hospitalar, como é vulgarmente conhecido, tenha um destino considerado ideal pelas organizações de saúde e meio ambiente.
A falta de conscientização sobre os resíduos hospitalares faz com que o país viva um grande atraso no que se refere à geração, acondicionamento, transporte e descarte desse tipo de material. Com isso, vários municípios brasileiros ainda não possuem locais especiais para o tratamento dos resíduos..
De acordo com a administradora hospitalar e subgerente de Higiene Hospitalar da Comlurb, Glória Costa, há vários estudos em andamento para que os resíduos de serviços de saúde causem menos impactos na vida do homem moderno. Uma das propostas está sendo testada pelo município de São José dos Campos - SP. O projeto prevê passar os resíduos por um aparelho de microondas e, logo em seguida, triturá-los. Mesmo considerando-o ideal, Glória lamenta que a saída ainda seja de custo elevado. Um grupo de estudiosos prega o tratamento dos resíduos hospitalares no próprio local de sua geração. Para esse pessoal, o ideal seria treinar toda a equipe — limpeza, manuseio e transporte — com palestras sobre educação ambiental e a maneira ideal de se descartarem os resíduos. Assim, esses profissionais aprenderiam a diferenciar o resíduo infectante dos demais, bem como conheceriam técnicas para se produzir menos lixo.

Samanta Costa.

Um comentário:

  1. Esse problema enfrentado pelas organizações de saude com a produção de residuos hospitalares, tem recuperção direta no ambiente da suade assim como no cotidiano de todos, já que o mau condicionamento desses residuos pode afetar a saude de qualquer pessoa, não apenas dos enfermos. Essa alternativa de transporte citada pela Administradora, ainda que com custo elevado, poderia ser uma uma alternativa que afetaria menos ambiente assim como a condição de vida humana. Algumas parcerias com o governos, assim como um estudo mais detalhado do projeto visando uma diminuição de custos poderiam compreender soluções alternativas para minizar esse problema.

    ResponderExcluir