segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Infraestrutura do Transporte Brasileiro

http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=180016&Titulo=Pa%EDs%20precisa%20investir%20R%24%20400%20bilh%F5es%20em%20infraestrutura%20de%20transporte

O texto postado no link acima aborda a precária infraestrutura brasileira, no que diz respeito ao transporte e à multimodalidade. O país acaba perdendo em vantagem competitiva, já que os custos provocados em decorrência desses problemas, acarretam em um aumento no preço do produto final.

Por ser um país "rododependente", é na malha rodoviária que devem ser alocados os maiores investimentos imediatos. Tendo em vista a obsolescência de nossas estradas, é necessário que esses investimentos visem tanto modernizá-las quanto estendê-las para que cheguem aos portos, suprindo, assim, alguns gargalos identificados no texto.

No entanto, também será necessário aplicar recursos nos demais modais, considerando que sediaremos a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016. Podemos citar a ampliação e construção de aeroportos, metrôs e ferrovias, a modernização das áreas portuárias e o aprimoramento da infraestrutura hidroviária - que é pouca aproveitada no país -, como pontos que devem ser levados em conta.

Portanto, se esses investimentos forem realmente realizados, não só teremos uma estrutura capaz que receber eventos de tamanha grandiosidade, como também ficará um legado para o povo brasileiro e ajudará o país a crescer frente aos concorrentes, obtendo vantagem competitiva junto aos mesmos.

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