domingo, 14 de outubro de 2012

Utilização bem-sucedida do baixo custo no transporte e na logística


Atualmente as empresas de logística tem buscado oferecer bons serviços com custos baixos. Para isso, algumas delas têm utilizado soluções inovadoras e também o senso comum. Isso mesmo o conhecimento do dia-a-dia, muitas vezes trazidos pelos próprios trabalhadores.
Existe até mesmo um instituto dedicado a pesquisar, formar, divulgar e aplicar soluções de baixos custos nas operações logísticas, ele se chama Instituto Catalão Logística, ou Icil. Este é um órgão de caráter privado que opera em nível nacional – Infelizmente não no Brasil – e foi fundado em 1980 – nada recente não é mesmo.
Para este grupo de empresários que buscam melhorar suas operações reduzindo custos sem perder a qualidade, a alavanca impulsionadora foi a globalização. Como diz o diretor do Instituto – Pere Roca –, “Agora toda empresa precisa ser competitiva no mundo todo.”.
Como exemplos podemos citar:
Districenter (empresa de entregas de encomendas e correspondências) – diminuiu seus custos separando os podidos mais urgentes dos menos urgentes, oferecendo aos clientes opções de envio diferenciadas – como atualmente atuas os correios no Brasil.
Sony (bom, está dispensa apresentações) – eles reduziram 30% do custo nas operações em Barcelona substituindo o típico transporte em pallets – que além dos pallets exigiam uma embalagem especial e uma empilhadeira especial. Eles convenceram dois fornecedores a se unirem e trabalhar com reboques que transportavam uma quantidade maior de televisores e com mais eficiência.
Os idealizadores destacam que o mais impressionante, para eles, é que esta ideia surgiu do senso comum.
Disalfarm (distribuidora criada da união da Bayer, Boheringer Ingelhein e Novartis – laboratórios farmacêuticos) – neste caso, a própria criação da empresa já é um diferencial, a empresa de Barcelona, armazena e distribui com total confiabilidade os produtos das três empresas – isso é que é visão hein!
Outro fator importante foi a troca da contagem das caixas, eles resolveram pesá-las. Com isso ele reduziram 40% dos custos – uma medida simples e eficaz.
Por fim, estes são alguns exemplos de como se pode criar alternativas de diminuição de custos em logística com soluções simples, basta que a empresa perceba como é importante a participação de toda a cadeia de distribuição e que essas soluções podem estar bem perto, como no conhecimento de seus funcionários.
Fonte: http://www.wharton.universia.net em 08\10\2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário