Sabe-se que a logística voltada para o varejo
consiste no gerenciamento do fluxo físico de produtos desde os fornecedores até
a entrega efetiva para os clientes. Trata-se de um procedimento de total
importância para as empresas atuais, pois agregam valor nos seus serviços e/ou
produtos, no momento em que entregam a mercadoria que os consumidores
necessitam, na qualidade requerida e no tempo almejado. Com a introdução do
comércio eletrônico os processos logísticos se tornaram ainda mais complexos,
porque antes tinham funções básicas como armazenar mercadorias no centro de
distribuição até serem solicitadas pelo cliente, após esse avanço tecnológico
acumularam outras funções como, por exemplo, colocação de código de barras,
empacotamento de mercadorias,... Cabe também ressaltar que fluxo de informações
entre os varejistas e os fornecedores se aprimoraram através de um sistema que
permite a troca de dados via computador, denominado Troca Eletrônica de Dados
(EDI).
De acordo com um estudo realizado na Fundação Getúlio
Vargas (FGV) as lojas de departamentos mais citadas são:
Americanas:
Com o intuito de lançar seu site comercial
acessível na rede, em 1999, criou-se uma equipe nas Lojas Americanas S.A.
(LASA) onde seu lema era "Grandes marcas e preços baixos todos os
dias". Após quase um ano depois o site foi lançado em rede nacional, e hoje
existem três sites integrados: americanas.com, lojasamericanas.com e
lasa.com. Em relação aos processos logísticos e operacionais o estudo
aponta uma série de sinergias com a LASA, incluindo o espaço físico contíguo, o
que tende trazer alguns ganhos, mesmo sendo empresas separadas. Com relação aos
aspectos ligados a logística de distribuição (média do tempo de envio) a
empresa disponibiliza em seu site o menu minhas compras, onde
exibe a previsão de entrega. A organização alega que o prazo de entrega varia
de acordo com quatro fatores: forma de pagamento, disponibilidade do estoque,
tempo de processamento dentro do centro de distribuição, tempo real para o
parceiro fazer a entrega (todo esse procedimento é transmitido em tempo real on-line).
A LASA possui três centros de distribuição: Rio de Janeiro, Barueri (onde a americanas.com
é acoplada) e Recife. Como vantagens obtém o impulsionamento da estrutura de
custo fixo, compartilhamento de estoques evitando o duplo carregamento, entre
outras.
Ponto Frio:
Também em 1999, o Ponto Frio resolveu investir em
canais de venda considerados não tradicionais denominados off-stores
(televendas, vendas por catálogo, internet e representantes comerciais). Operam
com integração logística total. Procuram adaptar sua cadeia logística com o
objetivo de atender todo território nacional, ampliando a área de atuação das
lojas físicas. Além disso, o tempo de entrega dos produtos para as capitais dos
estados do RS, RJ, SP, PR, SC, MT, MG, DF, GO e ES varia entre dois a seis dias
úteis. Para as demais cidades destes estados varia de três a sete dias e para
cidades dos outros estados não mencionados varia de acordo com a
disponibilidade dos produtos no estoque e varia também de acordo com o local de
entrega. O Ponto Frio possui sete armazéns de estoque.
Shoptime:
Primeiro canal exclusivo de compras. Trouxe a
inovação de ficar disponível 24 horas durante os 7 dias da semana. Sua
divulgação (propaganda) é feita, principalmente, via TV (canal a cabo próprio
da marca). A logística de distribuição é totalmente integrada aos demais canais
de vendas. Seu objetivo inicial era operar da melhor maneira possível, ganhando
credibilidade (vantagem competitiva) por seu desempenho nas vendas e nas
entregas. O comércio eletrônico não casou qualquer mudança na logística de
distribuição desta empresa. Segundo dados fornecidos pela pesquisa, cerca de
80% dos produtos são entregues dentro do prazo fornecido pelo site. Possui
apenas um centro de distribuição no RJ com estoque centralizado para três
canais de distribuição.
Submarino:
Iniciou também em 1999 no Brasil, na Argentina e
na Espanha. No início vendia livros nacionais, CDs e brinquedos. Não existe
integração da logística justamente pelo fato de não existir lojas físicas. Para
calcular em quanto tempo o artigo comprado será entregue, é preciso somar o
prazo de envio do produto solicitado ao prazo de entrega na região do
comprador. Tem um centro de distribuição em SP e opera durante seis dias
semanais.
Obs: A Saraiva também foi
mencionada no estudo em questão, todavia não trazia contribuições
significativas relacionadas com os procedimentos logísticos.
Diante disso, torna-se ainda mais notório a
relevância da logística de distribuição para um desempenho acima da média,
obtendo a desejada vantagem competitiva. A importância é extrema e por esse
motivo empresas de grande porte e super conceituadas no mercado (conforme
demonstrado acima) investem volumes significativos nesse setor. Hoje o prazo de
entrega de produtos é um fator valorizado pelos clientes. Cabe ainda ressaltar
a importância dos centros de distribuição estarem localizados perto dos grandes
centros comerciais (geralmente capitais) onde o volume de compras tende a ser
maior. A definição das instalações em uma cadeia logística é influenciada por aspectos
como: proximidade de mão-de-obra qualificada, adequação do local, imagem da
empresa, custos de energia e etc. Por envolver custos elevados, todos esses
fatores devem ser pensados e planejados minuciosamente para contribuir com todo
o procedimento logístico.
boa tarde, faço parte de equipe de vendas na função Gestor para novos negocios, procuro saber o contato para oferta de serviços de transporte e Logisitca para o Modal Rodoviario.
ResponderExcluir