segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Logística de Distribuição de Lojas de Departamento


Sabe-se que a logística voltada para o varejo consiste no gerenciamento do fluxo físico de produtos desde os fornecedores até a entrega efetiva para os clientes. Trata-se de um procedimento de total importância para as empresas atuais, pois agregam valor nos seus serviços e/ou produtos, no momento em que entregam a mercadoria que os consumidores necessitam, na qualidade requerida e no tempo almejado. Com a introdução do comércio eletrônico os processos logísticos se tornaram ainda mais complexos, porque antes tinham funções básicas como armazenar mercadorias no centro de distribuição até serem solicitadas pelo cliente, após esse avanço tecnológico acumularam outras funções como, por exemplo, colocação de código de barras, empacotamento de mercadorias,... Cabe também ressaltar que fluxo de informações entre os varejistas e os fornecedores se aprimoraram através de um sistema que permite a troca de dados via computador, denominado Troca Eletrônica de Dados (EDI).

De acordo com um estudo realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) as lojas de departamentos mais citadas são:


Americanas:

Com o intuito de lançar seu site comercial acessível na rede, em 1999, criou-se uma equipe nas Lojas Americanas S.A. (LASA) onde seu lema era "Grandes marcas e preços baixos todos os dias". Após quase um ano depois o site foi lançado em rede nacional, e hoje existem três sites integrados: americanas.com, lojasamericanas.com e lasa.com. Em relação aos processos logísticos e operacionais o estudo aponta uma série de sinergias com a LASA, incluindo o espaço físico contíguo, o que tende trazer alguns ganhos, mesmo sendo empresas separadas. Com relação aos aspectos ligados a logística de distribuição (média do tempo de envio) a empresa disponibiliza em seu site o menu minhas compras, onde exibe a previsão de entrega. A organização alega que o prazo de entrega varia de acordo com quatro fatores: forma de pagamento, disponibilidade do estoque, tempo de processamento dentro do centro de distribuição, tempo real para o parceiro fazer a entrega (todo esse procedimento é transmitido em tempo real on-line). A LASA possui três centros de distribuição: Rio de Janeiro, Barueri (onde a americanas.com é acoplada) e Recife. Como vantagens obtém o impulsionamento da estrutura de custo fixo, compartilhamento de estoques evitando o duplo carregamento, entre outras.

Ponto Frio:

Também em 1999, o Ponto Frio resolveu investir em canais de venda considerados não tradicionais denominados off-stores (televendas, vendas por catálogo, internet e representantes comerciais). Operam com integração logística total. Procuram adaptar sua cadeia logística com o objetivo de atender todo território nacional, ampliando a área de atuação das lojas físicas. Além disso, o tempo de entrega dos produtos para as capitais dos estados do RS, RJ, SP, PR, SC, MT, MG, DF, GO e ES varia entre dois a seis dias úteis. Para as demais cidades destes estados varia de três a sete dias e para cidades dos outros estados não mencionados varia de acordo com a disponibilidade dos produtos no estoque e varia também de acordo com o local de entrega. O Ponto Frio possui sete armazéns de estoque.

Shoptime:

Primeiro canal exclusivo de compras. Trouxe a inovação de ficar disponível 24 horas durante os 7 dias da semana. Sua divulgação (propaganda) é feita, principalmente, via TV (canal a cabo próprio da marca). A logística de distribuição é totalmente integrada aos demais canais de vendas. Seu objetivo inicial era operar da melhor maneira possível, ganhando credibilidade (vantagem competitiva) por seu desempenho nas vendas e nas entregas. O comércio eletrônico não casou qualquer mudança na logística de distribuição desta empresa. Segundo dados fornecidos pela pesquisa, cerca de 80% dos produtos são entregues dentro do prazo fornecido pelo site. Possui apenas um centro de distribuição no RJ com estoque centralizado para três canais de distribuição.

Submarino:

Iniciou também em 1999 no Brasil, na Argentina e na Espanha. No início vendia livros nacionais, CDs e brinquedos. Não existe integração da logística justamente pelo fato de não existir lojas físicas. Para calcular em quanto tempo o artigo comprado será entregue, é preciso somar o prazo de envio do produto solicitado ao prazo de entrega na região do comprador. Tem um centro de distribuição em SP e opera durante seis dias semanais.

Obs: A Saraiva também foi mencionada no estudo em questão, todavia não trazia contribuições significativas relacionadas com os procedimentos logísticos.

Diante disso, torna-se ainda mais notório a relevância da logística de distribuição para um desempenho acima da média, obtendo a desejada vantagem competitiva. A importância é extrema e por esse motivo empresas de grande porte e super conceituadas no mercado (conforme demonstrado acima) investem volumes significativos nesse setor. Hoje o prazo de entrega de produtos é um fator valorizado pelos clientes. Cabe ainda ressaltar a importância dos centros de distribuição estarem localizados perto dos grandes centros comerciais (geralmente capitais) onde o volume de compras tende a ser maior. A definição das instalações em uma cadeia logística é influenciada por aspectos como: proximidade de mão-de-obra qualificada, adequação do local, imagem da empresa, custos de energia e etc. Por envolver custos elevados, todos esses fatores devem ser pensados e planejados minuciosamente para contribuir com todo o procedimento logístico.

Um comentário:

  1. boa tarde, faço parte de equipe de vendas na função Gestor para novos negocios, procuro saber o contato para oferta de serviços de transporte e Logisitca para o Modal Rodoviario.

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