terça-feira, 9 de outubro de 2012

Caminho para a educação ambiental


A Logística Reversa se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil.
O objetivo é fazer com que o material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.
Pode parecer simples, mas o processo depende de várias partes: além do comprometimento da empresa em investir, é necessária uma conscientização dos clientes, para que façam a melhor compra, sem se guiar somente pelo preço.
Há inúmeras empresas que diminuíram o tamanho das embalagens de seus produtos sem afetar seu conteúdo para gerar menos lixo, que montam os equipamentos que comercializam pensando na facilidade que terão em desmontá-los para reciclá-los depois e claro que procuram utilizar materiais reciclados e, principalmente, recicláveis em sua confecção. Mas o consumidor leva isso em consideração?
O Exemplo Europeu:
Na União Européia, a logística reversa é pautada por duas diretivas que se complementam: WEEE – Waste Eletrical and Eletronical Equipment - e RoHS - Restriction of Hazardous Substances, em vigor desde janeiro de 2006. A primeira tem como objetivo eliminar a quantidade de lixo eletrônico que chega aos aterros sanitários, por meio da coleta e da reciclagem.
Já a RoHS proíbe o uso de seis substâncias em produtos eletroeletrônicos fabricados localmente e importados para a região: cádmio, mercúrio, cromo, chumbo e retardantes de chamas, como a bromo bifelina, que é cancerígena e bioacumulativa.

De acordo com Marcus Piaskowy, da Logistik Consulting, a questão do lixo eletrônico teve como marco uma pesquisa europeia realizada em 2002 que avaliou cordões umbilicais para saber o nível de intoxicação da população. Foram encontradas 287 substâncias que não deveriam estar ali, sendo 180 cancerígenas e 217 maléficas ao sistema nervoso. Boa parte desse problema estava ligada à incineração do lixo que despejava toxinas no ar.

A partir de então, lixo eletrônico passou a ser um tema levado mais a sério. 
“Quem paga é o poluidor, que se torna responsável pelo ciclo de vida, custo de coleta, tratamento e reciclagem do produto sob pena de multas altas. Na Alemanha, por exemplo, chega a 50 mil euros por infração”, conta Piaskowy. Outro fator preocupante é o fato de que o lixo eletrônico europeu soma quase 10 milhões de toneladas por ano e tende a dobrar a cada dez anos, graças à vida útil cada vez menor dos aparelhos e à cultura de consumo desenfreado.
Outras medidas são a inclusão de orientações sobre o descarte correto dos produtos nos manuais de instrução e a obrigatoriedade da máxima: quem vende tem de receber.
O Caso Brasileiro: o que podemos fazer?

Segundo Bruni, a proporção entre o número de computadores domésticos e alocados em empresas é bastante próxima, por isso é grande o poder que os consumidores têm em mãos assim como é a responsabilidade. Corporações, normalmente, seguem alguns padrões, por isso os esforços devem ser mais intensos em relação à conscientização dos consumidores isolados.

Entregar as máquinas para os chamados “sucateiros” não costuma ser uma boa opção porque eles não dispõem da tecnologia necessária para reciclar 100% do material, o que é factível. Algumas vezes, não é do interesse desses trabalhadores reciclar tudo, já que nem todas as peças do computador tem valor de mercado atrativo como os metais preciosos encontrados em seu interior, como é o caso do vidro.

   Sucateiros fazem reciclagem desestruturada de eletrônicos

Ao doar para empresas também é preciso avaliar, visto que várias delas encontram limitações quanto ao que fazer com as placas, que é a parte mais complicada de reciclar. Muitas firmas as enviam para a Bélgica para receberem tratamento adequado devido a grande quantidade de metais incrustadas num espaço pequeno, embora já exista no país empresas que recuperem-na metal a metal. Uma possibilidade de negócios para reaproveitar parte dessa peça seria firmar parcerias com cimenteiras que têm interesse no silício proveniente das placas.

Em São Paulo, existem, hoje, 457 locais capacitados a receber lixo eletrônico licenciados pela CETESB e a ideia da Companhia é conseguir implantar a lógica reversa, que irá concentrar em apenas um local o descarte desses equipamentos que serão encaminhados à reciclagem adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário