Quando se fala em serviços logísticos, uma das
empresas que vem à mente é a FedEx. A FedEx é sinônimo de desempenho espetacular
em logística porque investe em
pesquisa e infraestrutura. A rede logística é altamente interligada, com
operações baseadas em grandes terminais (hubs) que se conectam com os aeroportos menores e
cidades não servidas por aeroportos. O nó principal dessa imensa rede logística
é o aeroporto de Memphis, nos Estados Unidos, chamado de Super Hub,
que tem vôos diretos para os hubs pelo mundo (China, Canadá, Alemanha, França)
além de outros seis hubs nos EUA. Vôos periódicos também diretos para
diversos países (incluindo o Brasil) partem de Memphis nas operações da FedEx.
No Brasil, a FedEx opera 10 vôos por semana, sendo 5 para os EUA e 5 para a
Argentina.
A frota de aviões
da FedEx é invejável para a maioria das companhias aéreas. São 697 aviões na
frota e 49 já pedidos. Estes aviões atendem mais de 375 aeroportos pelo mundo.
Somados aos mais de 80.000 veículos motorizados, a FedEx alcança mais de 220
países. Muitos destes veículos são híbridos ou totalmente elétricos.
O volume médio de
entregas é impressionante: mais de 8 milhões e 500 mil unidades por dia! Com
uma frota deste tamanho realizando tantas entregas por dia, é de se esperar que
a tecnologia esteja presente. Cada veículo é monitorado com GPS e potentes
softwares desenham a rota que cada um deles deve seguir. Neste software de
roteamento de veículos tem até mesmo uma instrução para evitar que eles
virem à esquerda, pois isso aparentemente leva mais tempo e gasta mais
combustível por ter que esperar o tráfego no sentido contrário acabar.
As empresas de
entrega estão cada vez mais empenhadas em agilizar o atendimento aos clientes.
Por isso, o pedido (processo que dá início a uma entrega) pode ser feito por
telefone, internet ou por meio de lojas das próprias operadoras. Como é o caso
da Fedex, onde o cliente agenda por esses meios a coleta da mercadoria. Segundo
a empresa, um courier vai até o local indicado pelo cliente para retirar o
pacote ou envelope. Esse procedimento se difere apenas quando o pedido é feito
nas lojas, nesse caso o recolhimento é feito na própria unidade.
É nessa etapa que o material passa a fazer parte dos registros de rastreabilidade da Fedex, ganhando uma etiqueta que será escaneada a cada fase da entrega. Com isso, o remetente pode acessar durante 24 horas informações sobre a posição de seu pedido. Esse acompanhamento só é possível graças aos coletores de dados, equipamentos muito utilizados na intralogística, que, interligados à rede da companhia, fazem a leitura da etiqueta e enviam as informações ao sistema gestão.
Abaixo o fluxo da
rotina operacional.
Pedido
O cliente pode agendar uma coleta ou deixar o pacote em uma unidade da Fedex
O cliente pode agendar uma coleta ou deixar o pacote em uma unidade da Fedex
Conferência
O material é conferido em diversas etapas da entrega, por meio de coletores de dados
O material é conferido em diversas etapas da entrega, por meio de coletores de dados
À central
Por meio de vans, os materiais recolhidos são enviados a pequenas centrais de operação
Por meio de vans, os materiais recolhidos são enviados a pequenas centrais de operação
Viracopos
Depois de passar pela triagem, o pedido é enviado ao centro brasileiro de operações da Fedex,em Viracopos (SP).
Depois de passar pela triagem, o pedido é enviado ao centro brasileiro de operações da Fedex,em Viracopos (SP).
Paletização
Em Viracopos, os materiais são paletizados e enviados ao centro operacional de Memphis, nos EUA.
Em Viracopos, os materiais são paletizados e enviados ao centro operacional de Memphis, nos EUA.
Abaixo um vídeo explicativo da história e forma de operação da FedEx:
FedEx compra grupo brasileiro de transporte e
logística Rapidão Cometa
A
gigante americana da logística, Federal Express (FedEx), anunciou no dia 20 de
maio de 2012 a compra da empresa de
transporte e logística brasileira Rapidão Cometa, por um montante não
divulgado, com o objetivo de acelerar o crescimento da empresa na América
Latina.
"A aquisição
vai reforçar as atividades internacionais da empresa e representa um
compromisso de longo prazo para o crescimento da América Latina", disse o
grupo em um comunicado.
O negócio deve
ser concluído no terceiro trimestre, desde que obtenha autorização os organismos
competentes.
A Rapidão Cometa
possui 45 agências e 145 pontos de distribuição e conta com 770 veículos e
caminhões e cerca de 9.000 funcionários no Brasil.
Fontes:
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