domingo, 7 de outubro de 2012

A gigante da logística e transporte, FedEx.



Quando se fala em serviços logísticos, uma das empresas que vem à mente é a FedEx. A FedEx é sinônimo de desempenho espetacular em logística porque investe em pesquisa e infraestrutura. A rede logística é altamente interligada, com operações baseadas em grandes terminais (hubs) que se conectam com os aeroportos menores e cidades não servidas por aeroportos. O nó principal dessa imensa rede logística é o aeroporto de Memphis, nos Estados Unidos, chamado de Super Hub, que tem vôos diretos para os hubs pelo mundo (China, Canadá, Alemanha, França) além de outros seis hubs nos EUA. Vôos periódicos também diretos para diversos países (incluindo o Brasil) partem de Memphis nas operações da FedEx. No Brasil, a FedEx opera 10 vôos por semana, sendo 5 para os EUA e 5 para a Argentina.
A frota de aviões da FedEx é invejável para a maioria das companhias aéreas. São 697 aviões na frota e 49 já pedidos. Estes aviões atendem mais de 375 aeroportos pelo mundo. Somados aos mais de 80.000 veículos motorizados, a FedEx alcança mais de 220 países. Muitos destes veículos são híbridos ou totalmente elétricos.

O volume médio de entregas é impressionante: mais de 8 milhões e 500 mil unidades por dia! Com uma frota deste tamanho realizando tantas entregas por dia, é de se esperar que a tecnologia esteja presente. Cada veículo é monitorado com GPS e potentes softwares desenham a rota que cada um deles deve seguir. Neste software de roteamento de veículos tem até mesmo uma instrução para evitar que eles virem à esquerda, pois isso aparentemente leva mais tempo e gasta mais combustível por ter que esperar o tráfego no sentido contrário acabar.

As empresas de entrega estão cada vez mais empenhadas em agilizar o atendimento aos clientes. Por isso, o pedido (processo que dá início a uma entrega) pode ser feito por telefone, internet ou por meio de lojas das próprias operadoras. Como é o caso da Fedex, onde o cliente agenda por esses meios a coleta da mercadoria. Segundo a empresa, um courier vai até o local indicado pelo cliente para retirar o pacote ou envelope. Esse procedimento se difere apenas quando o pedido é feito nas lojas, nesse caso o recolhimento é feito na própria unidade.

É nessa etapa que o material passa a fazer parte dos registros de rastreabilidade da Fedex, ganhando uma etiqueta que será escaneada a cada fase da entrega. Com isso, o remetente pode acessar durante 24 horas informações sobre a posição de seu pedido. Esse acompanhamento só é possível graças aos coletores de dados, equipamentos muito utilizados na intralogística, que, interligados à rede da companhia, fazem a leitura da etiqueta e enviam as informações ao sistema gestão.

Abaixo o fluxo da rotina operacional.
Pedido
O cliente pode agendar uma coleta ou deixar o pacote em uma unidade da Fedex
Conferência
O material é conferido em diversas etapas da entrega, por meio de coletores de dados
À central
Por meio de vans, os materiais recolhidos são enviados a pequenas centrais de operação
Viracopos
Depois de passar pela triagem, o pedido é enviado ao centro brasileiro de operações da Fedex,em Viracopos (SP).
Paletização
Em Viracopos, os materiais são paletizados e enviados ao centro operacional de Memphis, nos EUA.

Abaixo um vídeo explicativo da história e forma de operação da FedEx:


FedEx compra grupo brasileiro de transporte e logística Rapidão Cometa

A gigante americana da logística, Federal Express (FedEx), anunciou no dia 20 de maio de 2012  a compra da empresa de transporte e logística brasileira Rapidão Cometa, por um montante não divulgado, com o objetivo de acelerar o crescimento da empresa na América Latina.

"A aquisição vai reforçar as atividades internacionais da empresa e representa um compromisso de longo prazo para o crescimento da América Latina", disse o grupo em um comunicado.

O negócio deve ser concluído no terceiro trimestre, desde que obtenha autorização os organismos competentes.

A Rapidão Cometa possui 45 agências e 145 pontos de distribuição e conta com 770 veículos e caminhões e cerca de 9.000 funcionários no Brasil.


Fontes:

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