segunda-feira, 19 de março de 2012

LOGISTICA REVERSA: UM INTERESSE CRESCENTE

Ao contrário da logística tradicional, que trata do fluxo de saída dos produtos, a logística reversa se preocupa com o retorno de produto, materiais e peças ao processo de produção da empresa. Desse modo, o crescente interesse das empresas pela logística reversa, se dá pelo atual rigor da legislação ambiental, pois se vê a necessidade de reduzir custos e oferecer mais serviços por meio de políticas de devolução mais liberais. Deste modo existe uma crescente tendência quanto ao uso de produtos ecologicamente corretos e produtos recicláveis reduzindo, deste modo a quantidade de lixo e produtos que possam ser agressivos uma vez que acondicionados de forma Inadequada.
A logística também vem sendo objeto de marketing para a venda de produtos que venham a agredir o meio ambiente ou até mesmo de descarte problemático, temos como exemplo o descarte de pneus que de modo direto não agride ao meio ambiente, porém em grande quantidade começa a ser um diferencial quando oferecido a logística reversa pelo fornecedor do produto, embora na maioria das vezes quem faz essa logística reversa é outra empresa a  qual é especializada em oferecer este tipo de serviço.
No ramo dos lubrificantes, produto polêmico no ramo das grandes empresas que utilizam este produto, a Petrobrás oferece serviços específicos quanto a logística reversa do material, mesmo que na atualidade existam outros empregos para o óleo ou até mesmo sua regeneração e reutilização, mas por vezes a logística reversa ainda é uma opção mais acessível e muitas vezes até mesmo política da empresa ou alvo de certificações por exemplo a ambiental  I S O 14000.
Tal logística, juntamente com o estudo dos canais de distribuição reversa se tornaram hoje uma nova área de estudo da logística empresarial que planeja, opera e controla as informações e os fluxos logísticos, do retorno dos bens de pós venda e de pós consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, tudo isso por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor econômico, ecológico, legal, de imagem corporativa, logístico, entre outros.
As siderúrgicas são exemplo de empresas que usam o fluxo logístico reverso e usa a sucata gerada por seus clientes como insumo de produção usando centros coletores de carga, também é notável o aproveitamento da matéria prima reciclada pelas indústrias de latas de alumínio através de meios inovadores de coleta das latas descartadas.
Um exemplo mais recente é a indústria de eletrônicos varejos e automobilística que lidam também com o fluxo de retorno de embalagens e com o reaproveitamento de materiais de produção. Este fenômeno não é algo novo, porem observa-se que as atividades de reciclagem e reaproveitamento tem  aumentado consideravelmente nos últimos anos por conseguirem atender de forma diferenciada seus clientes, as empresas que segue a risca o processo de logística reversa tende a se sobressair no mercado. Isso é evidente quando se observa um crescimento considerado no numero de empresas que trabalham no ramo de reciclagem de materiais.
Desta forma, conclui-se que a logística reversa contribui significativamente com o processo de reciclagem, porém com esforços constantes para melhorar a estrutura do mesmo. Destaca-se ainda o fato de que empresas que não se adaptarem a tal processo não só terão sua imagem prejudicada em relação a seus clientes como serão afetadas pela rigorosidade das legislações ambientais, assim as empresas que já utilizam a logística reversa têm vantagem competitiva em termos financeiros, ao reduzirem seus custos, como também conseguem fortalecer sua marca ao mostrarem aos seus clientes um projeto cuja finalidade é um resultado sustentável.

Um comentário:

  1. Boa Tarde. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado!

    ResponderExcluir