quarta-feira, 28 de março de 2012

LOGÍSTICA VERDE


 

 LOGÍSTICA VERDE

 COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE









      A cada dia  torna-se  mais importante a preocupação com o impacto  gerado pelos nossos processos produtivos no meio ambiente. A inserção  da variável  ambiental na gestão empresarial  é indispensável para a sobrevivência das organizações.Diante deste contexto vamos  falar sobre a Logística Verde.
    Os  termos  logística Verde  e logística reversa embora se relacionem, possuem características distintas. A Logística Verde se preocupa com os aspectos e impactos da logística comum sobre a comunidade  e o meio ambiente, já a logística reversa preocupa-se  com a inserção de produtos  descartados  no ciclo de negócios, retorno de pós-venda e pós consumo. A Logística reversa está dentro do universo da logística verde.
    O principal objetivo da Logística Verde é atender os princípios de sustentabilidade ambiental, bem como o da produção limpa,que ocorre quando a organização planeja para que sejam gerados menos resíduos ao final do processo produtivo. Um bom exemplo disto é a produção de  amaciante concentrado lançado pela Unilever em 2008, reduzindo  o consumo de água nas lavagens.
    De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental de mudanças climáticas) a queima de combustíveis  pelo transporte é uma das maiores fontes de emissão de poluentes que contribui para o aquecimento global. No caso do amaciante da Unilever a diminuição do tamanho  das embalagens, além da economia de matéria prima, faz com que o produto  ocupe  menos espaço nos caminhões ,ou seja, diminuindo assim a quantia de fretes  e a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente.
    Demonstrando a mesma preocupação  a Audi lançou  uma iniciativa pioneira, realizando o transporte de seus veículos em  trens que utilizam eletrecidade  gerada por fontes renováveis, livres da emissão de gás carbônico .
     Agir de forma sustentável e preocupar-se com o meio ambiente, é requisito fundamental para o mercado interno e externo, tornando as  empresas mais competitivas e criando um marketing positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário