quinta-feira, 22 de março de 2012

O FUTURO DA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS


O FUTURO DA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS

 As grandes redes de farmácias e drogarias ganharam destaque recente pelo surgimento da maior varejista do setor, fruto da compra da Drogão pela Drogaria São Paulo. Negociações como esta deverão se tornar ainda mais comuns. Trata-se de uma nova realidade com a qual o setor terá que lidar. Novas fusões podem ser esperadas ainda para este ano. 
Mas em diferentes cantos do País, o varejo independente também arregaça as mangas e observa uma expansão significativa. De acordo com levantamentos da Abrafarma - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias e do IMS Health, 90% dos 63 mil pontos de vendas de medicamentos no Brasil são farmácias e drogarias que independem de uma rede. O faturamento mensal destas mais de 56 mil lojas supera R$ 14 bilhões. 
Ao que tudo indica, o número de estabelecimentos independentes tende a crescer ainda mais. O aumento na renda das classes C e D aqueceu o mercado, favorecendo a abertura de novos negócios. Com a disponibilidade da classe média em gastar mais, a oferta de serviços e produtos em geral aumenta. Quando se fala em produtos de primeira necessidade, a disponibilidade é imediata. 
Para o atacado farmacêutico, trata-se de um público estratégico. São pontos de venda que precisam das distribuidoras para repor seus estoques, diferente de algumas grandes redes que possuem centros de distribuição próprios. Neste sentido, a consolidação e expansão destas lojas significam crescimento também para a atividade atacadista. 
Tantas mudanças e tendências suscitam a questão: E o atacado neste cenário? Para onde caminha o futuro da distribuição? Uma vez que o segmento já trabalha com as margens de desconto no limite, o grande fator de diferenciação das atacadistas farmacêuticas estará na qualidade dos serviços. Será cobrada cada vez mais eficiência na entrega de medicamentos e as distribuidoras já estão preparadas para isto. 
Mais do que qualidade na realização da tarefa, o processo de distribuição exige planejamento, visão estratégica e muita ousadia. E para manter o excelente serviço prestado atualmente em todo o Brasil e acompanhar este potencial crescimento, o atacado aposta no desenvolvimento, cada vez mais no capital humano e em novas ferramentas. 
O uso da tecnologia para a implantação da rastreabilidade de medicamentos será com certeza um divisor de águas para toda a cadeia farmacêutica. No que diz respeito especificamente à logística, a medida ajudará fortemente no combate ao roubo de cargas, desvios, falsificações, com garantia de mais segurança desde a indústria até os consumidores. 
Recentemente, a Abafarma - Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico anunciou a elaboração de um manual técnico de manuseio, armazenagem e logística de medicamentos termoinstáveis (sujeitos a controle de temperatura). 
Também serão oferecidos treinamentos para profissionais das distribuidoras associadas envolvidos na recepção, armazenagem, controle e na logística de transporte. 
Atualmente, não há regulamentação específica para procedimentos logísticos destes produtos. Hoje a distribuição é pautada apenas pelas Boas Práticas de Transporte de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela orientação dos fabricantes. 
Outra iniciativa é a criação de comitês temáticos. São frentes de trabalho formadas por representantes de associadas e profissionais especializados em diferentes áreas, que por meio de reuniões e estudos analisam e sugerem melhorias para assuntos ligados ao setor. A entidade já conta com os comitês Tributário/Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica, Regulatório/Rastreabilidade e Embalagem Terciária.   
Todas as ações visam acompanhar a dinamicidade do setor farmacêutico. É pensando no futuro do segmento que hoje a distribuição trabalha para aprimorar sua atividade e continuar a cumprir seu papel de levar medicamentos da indústria para o varejo. Para o futuro, ainda mais eficiência e qualidade estão garantidos.

 http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=627271&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=645340&Titulo=O%20FUTURO%20DA%20DISTRIBUI%C7%C3O%20DE%20MEDICAMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário