segunda-feira, 12 de março de 2012

Logística de distribuição de combustíveis automotivos: a influência da compartimentação dos caminhões-tanque nos custos logísticos


Buscando algum material que pudesse somar aos nossos conhecimentos, em logística de distribuição, encontrei este Artigo, de Carlos Maligo – Logística de distribuição de combustíveis automotivos: s influência da compartimentação dos caminhões-tanque nos custos logísticos. Nele notamos conceitos relevantes como: logística, distribuição, custos, estoques.
O artigo trata da atividade de distribuição de combustíveis automotivos a granel, com origem em bases das empresas distribuidoras e destino nos postos revendedores. As empresas que atuam nesta atividade econômica trabalham com commodities - gasolina, óleo, diesel e álcool combustível. 
A definição do volume de cada entrega de produtos da distribuidora aos postos revendedores tem grande influência nos custos de ambas as empresas. Do ponto de vista da distribuidora, quanto maior o lote de entrega, menor o numero de viagens e menor será o custos de transporte; do outro lado, do posto revendedor quanto menor o lote, menor será o custo de capital imobilizado em estoques.

O transporte de produtos entre as bases de distribuição e os postos é feito por uma numerosa frota de caminhões-tanque (CT). Esta frota de entrega apresenta grande diversidade de veículos e capacidades, mas a maioria dos CT tem um ponto em comum: seus tanques são compartimentados – funcionam como vários tanques independentes. Esta característica permite que um CT transporte numa mesma viagem, diferentes produtos para um mesmo posto ou transporte cargas segregadas (do mesmo produto ou não) para postos diferentes.
O texto aborda também temas como estoque destacando que na logística atual há consenso quanto a importância de minimização dos estoques – o estoque esta associado a custos tanto na ocorrência de falta quanto na de excesso e logística integrada quando constata que atualmente , frente a realidade da globalização, os estudiosos da logística consideram que a competição não esta mais no nível de empresa x empresa, e sim cadeia de suprimento x cadeia de suprimento.







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