quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rede de franquias Multicoisas


Inovação em logística e distribuição no comércio - Faça Diferente!

         A Rede de franquias Multicoisas conquista o mercado nacional com sistema que centraliza a logística, distribuição e compra das suas lojas. Sediada em Campo Grande (MS), a empresa foi criada há mais de 20 anos pelo casal Lindolfo e Elza Martins como uma loja de conveniências domésticas para vender desde ferramentas a utensílios para cozinha.
         A loja deu tão certo que os empresários decidiram expandir o negócio. “A Multicoisas é uma empresa que atua nacionalmente, chega esse ano por volta de 70 lojas. A gente optou por esse sistema de expansão porque achamos seguro. Se tivessemos optado por implantar filiais, a cada nova unidade, estarimos repartindo o nosso capital humano e dinheiro.”, conta Lindolfo Martins.
Então, formou-se uma rede com o mesmo padrão de arrumação, atendimento e mercadorias. As compras, logística e distribuição também foram centralizadas. Com isso, os franqueados têm acesso a todos os custos, pois o sistema é de planilha aberta, e as despesas operacionais são divididas entre os participantes. “Você obtém poder de escala, poder de negociação, e então a gente construiu um centro de distribuição que funciona na mesma proposta de uma cooperativa”, ressalta o empreendedor.

Tecnologia
O Centro de Distribuição da Multicoisas fica em São Paulo. Utiliza logística e tecnologia da informação para atender a rede de forma integrada e inteligente. Os franqueados contam com um banco de dados, onde podem indicar fornecedores e comparar seu desempenho com outros membros da rede. “É tudo eletrônico, e isso facilita demais e dá competitividade à pequena loja, que pode cuidar dos seus clientes e funcionários, ao invés de estar preocupada com a burocracia do processo em si.”, destaca Lindolfo.

http://www.facadiferente.sebrae.com.br/2009/06/15/inovacao-em-logistica-e-distribuicao-no-comercio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário