segunda-feira, 16 de abril de 2012

Plataforma Logística Brasil (PLB)



PLATAFORMA LOGISTICA BRASIL


Acredito que seja interessante o exemplo do vídeo, que versa acerca da Plataforma Logistica Brasil. Esse empreendimento de grande porte que visa concentrar atividades relacionadas a logística e transporte em algumas das mais importantes cidades do Brasil, a saber; Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiania e Recife.

O conceito da Plataforma é, em sua essência, fantástico. Todavia, provalmente, seja fonte de benchmarket pois, em Zaragoza na Espanha existe a Plataforma Logistica de Zaragoza (PLAZA) que opera de maneira semelhante, visando a eficiência e eficácia dos processos logísticos.

 O projeto é grandioso e conta com uma central de logistica que envolve, muito mais do que o espaço físico de carga e descarga de mercadorias, mas também uma importante área de negócios a ser explorada. Os serviços de manutenção aos caminhões mostrados nas imagens demonstram a preocupação com os processos, o parque empresarial onde as empresas ficarão instaldas, o hotel para visitantes e o Shopping Center induzem a transações financeiras entre agentes financeiros de grande porte sem precisar sair da mesma Plataforma de Negócios.


A questão é, qual a viabilidade desse projeto e se realmente propiciará o aumento da intermodalidade para proporcionar vantagens sinérgicas e eficiência nas relações logísticas. ? 
    





Nenhum comentário:

Postar um comentário