Toda
operação Logística do sistema Mc Donald’s está a cargo da empresa
Martin-Brower, que desde a chegada do Mc ao Brasil em 1982 atua no
abastecimento dos restaurantes em todo o País. Ao efetuar a distribuição, a
Martin-Brower além da frota exclusiva de veículos e equipe própria para
essa operação, conta com todo um sistema integrado com o McDonald’s, em
que todos os pedidos dos restaurantes são recebidos, processados e
automaticamente alimenta o sistema interno para o abastecimento e a
distribuição física aos restaurantes. Neste momento a integração do sistema
ocorre através de um roteirizador que ajuda na escolha das rotas e
alternativas de entrega.
A roteirização tem como finalidade organizar o sistema de distribuição aos restaurantes servindo 560 pontos com cerca de 150 veículos em todo o Brasil, e 80% deles em grandes capitais. Como a distribuição é feita com entregas pré-definidas em dias e horários, a consolidação da carga no maior número de restaurantes permitido, compatível em volume, pode refletir diretamente na utilização dos recursos e na kilometragem rodada. Considerando que, km rodado influencia no número de motoristas, no número de caminhões e está ligado diretamente a manutenção e ao consumo, otimizar estes fatores torna-se um dos objetivos da roteirização. Outro aspecto interessante é que o processo de carga esta atrelado ao fato do veículo utilizado na distribuição do McDonald’s ter 3 compartimentos diferente, exigindo um exercício matemático para saber se o volume vendido e alocado para cada veículo é suficiente, gerando otimização ou não.
A roteirização tem como finalidade organizar o sistema de distribuição aos restaurantes servindo 560 pontos com cerca de 150 veículos em todo o Brasil, e 80% deles em grandes capitais. Como a distribuição é feita com entregas pré-definidas em dias e horários, a consolidação da carga no maior número de restaurantes permitido, compatível em volume, pode refletir diretamente na utilização dos recursos e na kilometragem rodada. Considerando que, km rodado influencia no número de motoristas, no número de caminhões e está ligado diretamente a manutenção e ao consumo, otimizar estes fatores torna-se um dos objetivos da roteirização. Outro aspecto interessante é que o processo de carga esta atrelado ao fato do veículo utilizado na distribuição do McDonald’s ter 3 compartimentos diferente, exigindo um exercício matemático para saber se o volume vendido e alocado para cada veículo é suficiente, gerando otimização ou não.
A
Martin-Brower utiliza um software de roteirização chamado “Transportation Routing”
(conhecido como Trucks) da emprega Manugistics NetWorks, devidamente integrado
com o ERP da empresa. Este software, para se executar a roteirização, vai
exigir uma série de parâmetros que compõe as características da distribuição. Vale
lembrar aqui, que a organização e metodologia utilizada para organização de dados
e entrega, ou definições de janelas de entrega, negociações com os pontos,
forma de controlar e executar a distribuição não são parâmetros exigidos, mas
instrumentos de gestão que permitem ao roteirizador ter as informações para
melhor calcular as alternativas. O sistema é uma ferramenta que ajuda nas
decisões e mecaniza cálculos que demandaria muito tempo, dando opções para
tomada de decisão quanto à melhor rota a adotar. Mas se a gestão é falha e não
há embasamento nos dados, o sistema vai gerar informações no mesmo nível.
É
fundamental num processo como esse haver dinamismo e instrumentos rápido de análise,
pois todo dia os pedidos entram e devem ser programados para uma rota, de forma
que atenda todos os horários correto de entrega. Em contrapartida, a rota deve
ser a mais curta em distância e tempo, a que melhor otimize o volume no veículo
(pois veículo andando vazio é prejuízo), bem como não exija veículo a mais do
que o necessário para não haver investimentos desnecessários. Enfim, a explosão
de implicações é abrangente e afetaria diretamente o desempenho da empresa. Além
desse processo de roteirização a integração do sistema com o ERP é importante, além
é claro do processo e do modelo de distribuição estar bem definido.
Entende-se
pelo modelo de distribuição todas as fases de documentação antes da movimentação
nos armazéns, o trabalho no armazém, a carga dos veículos, a organização de escala
dos motoristas e o processo de descarga bem integrado com os tempos previstos.
Considerando
a extensão de restaurantes do Mc Donald’s, é de extrema importância a utilização
de roteirizadores integrados ao sistema da empresa, para que a rede consiga
contar com informações precisas e úteis para a tomada de decisão sobre
distribuição, decisões para a melhor ocupação da carga dos meios de transporte,
para que estes não andem vazios ou com espaço disponível, a melhor rota para a
economia de kilometragem rodada, a reposição correta dos pedidos de cada
restaurante na data e hora necessária. É importante ressaltar que utilizando o
software, ele irá realizar todos os cálculos e fornecer todas as informações
necessárias, mas caberá ao gestor tomar a melhor decisão para a otimização do
processo.
fonte: http://www.maurovivaldini.com/PDFs/Roteirizacao%20Urbana.pdf
fonte: http://www.maurovivaldini.com/PDFs/Roteirizacao%20Urbana.pdf
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