segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Este texto baseia-se no artigo, “O uso da logística como vantagem competitiva”, de Simoni Casagrande Dal’ Col, professora universitária do departamento de Administração, da Faculdade de Aracruz, Espirito Santo. O artigo foi postado no site, www.logisticatotal.com.br, em oito de março de 2011.
O artigo aborda o surgimento das atividades logísticas em si, assim como o conceito de logística mais atual, fatores que fazem com que a logística, nos dias de hoje, tenha se tornado uma peça chave dentro dos processos organizacionais, e o porquê que atividades logísticas bem executadas sejam vitais para a longevidade das organizações, assim como os motivos que levam a logística a ser uma vantagem competitiva em um cenário globalizado e de competitividade tão acirrada entre as organizações.
Primeiramente a autora cita o surgimento do conceito de logística, que esta diretamente ligada à estratégia militar. A logística militar surgiu com o intuito de movimentar e coordenar as tropas, garantindo que os recursos necessários como armas e munição estivessem no lugar certo e na hora certa. Atualmente, já que a logística é um assunto recente em relação a outras áreas como produção, marketing e finanças, o conceito é aplicado à gestão empresarial, o que fez com que o conceito fosse expandido e aplicado a diferentes processos organizacionais.
Sendo assim, a autora se utiliza o conceito da Associação Brasileira de Logística e define Logística como “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”. Este conceito nos mostra porque a logística pode ser utilizada como uma vantagem competitiva, já que todas as organizações buscam diminuir o intervalo entre produção de bens e/ou serviços e suas demandas, levando aos seus clientes serviços e produtos no tempo e lugar certo e nas condições desejadas, ao menor custo possível.
Contudo, o planejamento logístico é vital para o desempenho das áreas de destaque nas organizações como: nível de serviços oferecidos aos clientes; decisões de transportes que devem ser utilizados no desenvolvimento de todo o processo; localização das instalações de centros de distribuição e decisões de níveis de estoque.
Sendo assim, no atual momento, o cenário empresarial nacional apresenta-se desafiador atingindo altos níveis de competitividade, juntamente com o surgimento de novas tecnologias, além da maior oferta de produtos e serviços que correspondam às expectativas dos clientes e maior desenvolvimento e motivação de seus recursos humanos.
É justamente nesse cenário que a logística pode ser uma ferramenta fundamental para que as organizações garantam maior lucratividade, menores custos operacionais, assim como um índice percentual mais elevado de satisfação dos seus clientes.
Concluindo, um sistema logístico eficiente irá criar uma menor necessidade de recursos e alavancar melhores resultados. Isto permite uma grande eficiência e esta irá ser refletida em melhores índices financeiros e maior lucratividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário