segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TI no Apoio à Gestão de Frotas



TI no Apoio à Gestão de Frotas

     A tecnologia da informação (TI) tem mudado radicalmente o cenário empresarial nas últimas décadas, dentre diversas mudanças que foram surgindo ao longo do tempo, a atual postagem irá tratar, especificamente, das mudanças/contribuições do uso da TI na gestão de frotas.
Gestão de frotas refere-se à gestão de frotas de automóveis de uma determinada empresa. Consiste na utilização de um conjunto de sistemas ou ferramentas tecnológicas, que permitem as empresas eliminarem ou minimizarem os riscos associados com o investimento dos seus veículos, melhorarem a eficiência das suas operações, aumentarem a produtividade, reduzirem os custos de transporte globais e cumprirem a legislação governamental imposta pelas entidades reguladoras do mercado de maneira mais eficiente. Estas ferramentas ou tecnologias, podem ser aplicadas quer na gestão de frotas próprias das empresas, quer na gestão de frotas externas.
     Uma das ferramentas mais utilizadas é sem dúvida o tracking. Os sistemas de tracking de veículos são dispositivos eletronicos instalados nos veículos para permitirem o monitoramento dos mesmos pelos seus proprietários ou terceiros autorizados para tal.
Tem a capacidade de detectar e armazenar o posicionamento geográfico, a velocidade e as vezes um acontecimento como o ligar/desligar do motor, abertura e fechamento das portas, etc. Os dados podem ser transferidos para um computador ou até mesmo, em tempo real, transmitidos através de redes celulares e satélites. Com o aprimoramento da TI no campo da logística, benefícios ainda maiores surgiram com o tempo, através do desenvolvimento de softwares mais complexos e ricos em informação, auxiliando cada vez mais a gestão das frotas. O sistema de maior apelo é o FMS (Fleet Management System Interface – Sistema de Gestão de Frotas) que é uma interface ou dispositivo que permite a comunicação entre os veículos e os centros de controle. Os seis grandes fabricantes europeus como Daimler AG, MAN AG, Scania, DAF Trucks e IVECO desenvolveram o chamado FMS-Standard, em 2002, que permite a implementação de outras funcionalidades ou aplicações extras de comunicação. Esta interface permite a difusão de seguintes dados ou informações:

A velocidade de rotação dos pneus dos veículos;
Funcionamento e estado da embreagem;
Funcionamento e estado dos travões;
A posição do pedal de aceleração (0-100%);
Combustível total utilizado (desde início de ciclo de vida do veículo);
Nível de combustível no tanque (0-100%);
A velocidade rotação do motor e velocidade lida pelo tacógrafo;
Peso do eixo (em kg);
O tempo total de funcionamento do motor (em horas)
Número ou código de identificação do veículo;
Distância percorrida pelo veículo;
Temperatura do fluido de arrefecimento; entre outras.
     A utilização de tecnologias de informação e de sistemas de apoios a gestão de frota permitem a redução de custos de seguro, pois o risco da perda do veículo cai significativamente. Baseado nessas informações, percebemos que o avanço da área ao longo dos últimos anos e a maior competitividade do mercado atual tem quase que exigido as empresas buscarem soluções como o uso de sistemas integrados de informação como o FMS, pois têm auxiliado num maior controle dos custos, maior controle dos seus ativos, maior controle dos seus colaboradores e, assim, estão mais preparadas para ultrapassar situações complicadas e com isso servir melhor os seus clientes.

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fleet_management
http://en.wikipedia.org/wiki/GPS_tracking
http://en.wikipedia.org/wiki/Fleet_Management_System
http://www.doks.com.br/servicos/implantacao-de-softwares-de-gestao
http://productinfo.vtc.volvo.se/files/pdf/hi/FMS-PK_Por_06_1147811.pdf

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