quarta-feira, 14 de março de 2012

A essência da distribuição da Ambev

Cada fábrica da Ambev conta com unidades capazes de envasar as bebidas que saem da linha de produção. Ao chegar às fábricas, todos os insumos são depositados em armazéns, que funcionam 24 horas em 90% dos casos. Todas as fábricas contam com silos. Ao todo são 500 empilhadeiras nas fábricas. O processo envolve a pasteurização das cervejas já embaladas e um rígido controle de qualidade, para que as embalagens cheguem aos pontos de venda em condições perfeitas para consumo.

Das fábricas, os produtos são distribuidos por meio de dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev (a exemplo do de Porto Alegre, Pelotas e Caxias), e as 165 Revendas terceirizadas. Cada canal atua em uma área específica, não concorrente. Os CDDs têm gestão logística da Ambev, que utiliza parceiros tanto no setor de armazém como no de transporte para executar suas entregas. São dois milhões de pontos de venda em 14 países - um milhão somente no Brasil.

O principal modal logístico é o transporte rodoviário. São 3.100 caminhões. A frota é gerenciada com a utilização do software TMS (Transportation Management System), que aponta sinergias internas ou com outras empresas para a utilização mais eficiente da frota. São utilizados caminhões e até motos para entrega de produtos aos pontos de venda. Em determinadas situações, recorre-se ao transporte aéreo e a barcos, como no caso do município de São José do Norte. O pedido é processado no dia pelo vendedor através de um Palm e repassado ao final do dia ao roteirizador que, através de sistema integrado informa o operador logístico, responsável pelo carregamento dos caminhões na madrugada, para que no amanhacer estes saiam para a rota para entregar os pedidos do dia anterior.

A Ambev conta com um roterizador que auxilia no melhor planejamento das entregas. O Tracking permite visualizar em tempo real o trajeto que está sendo feito pelos caminhões. Uma central de monitoramento altera em tempo real as rotas a serem seguidas pelos caminhões, verificando o melhor e mais eficiente trajeto, e acompanhando o desempenho de cada veículo. Com uso do sistema, a área reduziu custos e a emissão de poluentes na atmosfera.

Para gerenciar o serviço, a Ambev investe de forma contínua em tecnologia. As entregas têm o suporte de softwares de gestão online (SAP, ERP, entre outros), que permitem cortar custos, controlar estoques e reduzir a emissão de CO2.

Dessa maneira, percebemos como funciona a filosofia da administração logística de distribuição da companhia, com grande fluxo de informações diários, forte parceria com operadores logísticos e transportadoras e controle diário de fluxo de veículos, armazenamento e gestão de cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário