quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Logística Reversa do óleo utilizado em frituras na produção de sabão

Introdução: Devido ao aumento da população, da sua respectiva renda e das facilidades de compra, quando comparado às últimas décadas, o consumo geral de produtos, por consequência, também obteve crescimento. O consumo abundante gera a produção respectiva de lixo, surgindo a necessidade de que pessoas se empenhem em reverter esta situação. Algumas organizações estão utilizando o processo de logística reversa, com a finalidade de amenizar o impacto do lixo produzido ao meio ambiente, reduzindo-o através da extensão da vida útil dos produtos fazendo-os serem reintegrados aos processos produtivos após de chegar ao fim de seus ciclos de vida, gerando assim um novo ciclo. No que diz respeito à este trabalho, abordaremos o tema referente “à transformação do óleo utilizado em frituras e o seu retorna ao mercado consumidor em forma de sabão”, produzido por a associação filantrópica Colméia que situa-se na cidade do Rio Grande-RS. A pesquisa tem o objetivo de analisar o papel da Logística Reversa no processo produtivo de sabão a partir do óleo de fritura usado como matéria-prima para a Colméia já que o produto anteriormente descartado é transformado em matéria-prima para novos produtos.

Referencial teórico

Desenvolvimento Sustentável: há décadas as populações indígenas viviam de forma auto-sustentada. Os índios sempre plantaram e caçaram seus alimentos. Tudo era feito de maneira harmoniosa com a natureza. Dessa forma, percebe-se que os índios sabiam o que era desenvolvimento sustentável, diferente de hoje que inúmeros estudos, com dados bastante precisos, tentam alertar as nações de como a nossa falta de conduta com a natureza pode afetar as gerações futuras e comprometer o desenvolvimento da raça humana. Como cita Calderoni (1998, p. 54) “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”. Para ocorrer o desenvolvimento sustentável, as suas três esferas devem ser atendidas, humana, social e econômica.

Logística Reversa: segundo Leite (2009, p.4) logística reversa é “a mais nova área da logística, responsável pelo retorno dos produtos de pós-venda e de pós-consumo e de seu endereçamento a diversos destinos”. Agregado a esse conceito, as empresas passam a compreender a necessidade de haver um compromisso não somente com a entrega dos produtos, percebendo, então, a responsabilidade estendida dos produtos, preocupando-se com o correto destino dos bens de consumo já utilizados.

Descrição e análise dos resultados:

Histórico do movimento solidário colméia: O Movimento Solidário Colméia é um projeto que foi fundado em 2001 por ex-professoras e voluntárias, com o intuito de ajudar crianças que passavam por necessidades tanto na escola quanto em sua vida fora dela. No entanto, com o passar do tempo percebeu-se que não se conseguia influenciar diretamente a vida das crianças, sem que suas famílias participassem da mudança. No Colméia há a oficina do sabão, alvo principal da nossa pesquisa, a atividade teve início em 2005. Quando entraram outras voluntárias que mudaram a receita que resultava no sabão e conseguiram doações de óleo por parte de restaurantes e pessoas interessadas em ajudar tanto a Colméia quanto o meio ambiente. Assim, a oficina diminuiu seus custos e, com a nova receita, também melhorou a qualidade do sabão.

Caminho da Logística Reversa do óleo de cozinha: primeiramente, o consumidor leva o seu óleo usado aos pontos de coleta. Na última terça-feira de cada mês, um caminhão terceirizado pela Colméia passa nesses pontos abaixo, recolhendo todo óleo que foi acumulado. Em média, a associação recebe 100 litros da matéria-prima por mês, dos quais 96 litros são utilizados na fabricação e os 4 litros restantes são armazenados. Depois de o óleo chegar na associação Colméia, ele é utilizado no processo de fabricação do sabão (que será detalhado a seguir). Após o produto estar pronto, a quantidade produzida é dividida igualmente entre as voluntárias e as associadas para que elas possam vendê-lo.

Benefícios Econômicos, Ambientais e Sociais: através do processo de logística reversa de pós-consumo do óleo de cozinha, e a sua utilização na produção de sabão, impacta a cadeia produtiva positivamente, pois estudos comprovam que 1 litro de óleo usado sendo lançado em rios, contamina mais de 25.000 litros de água. E também a produção de sabão reciclado poderá reduzir a participação de mercado de empresas que fabricam o sabão industrial, e consequentemente a produção dessas irá cair, diminuindo a necessidade de produzir mais sabões pelas fábricas,o que implica menos utilização de recursos limitados da natureza e menos poluição, pois iriam ficar menos tempo com seus processos produtivos ativos para produzir sabão. Pela perspectiva social, a fabricação de sabão a partir do óleo usado, melhora a qualidade de vida das pessoas com melhor qualidade de água e menos desperdício de matéria. E sobe a ótica do Colméia, a associação consegue com a venda desse sabão uma renda extra para as famílias envolvidas.

CONCLUSÃO: podemos perceber que os principais conceitos de Logística Reversa são executados no Projeto Colmeia, pois reutiliza o óleo de cozinha, transformando-o em sabão, de forma que reintroduz o óleo no mercado, possuindo lucro com a venda do novo produto, conforme orientações de Leite.Esta pesquisa nos deixa claro a viabilidade do trabalho realizado no Colmeia, bem como a possibilidade de expansão no que se trata sobre o recolhimento de maiores quantidades de óleo utilizado na fritura e aumento de parcerias, como a do caminhão que executa a coleta.